O chef César Santos comandou aula da tarde desta quinta-feira (14), no Festival gastrô, que está acontecendo desde o dia 8 de março, na Praça de Eventos do Shopping Recife. Ja passaram pela arena os famosos chefs Roberto Ravioli, do italiano Empório Ravioli e o paraibano Batista. Inspirado no tema “Tradição e Inovação”, o Chef reproduziu e mostrou o passo a passo do prato Camarão à Vita, que é uma criação do mesmo inspirado em sua mãe, dona Edelvita. Nos 27 anos da Oficina de Sabor, esta é a primeira vez que César faz um prato em homenagem à mãe e, ao falar disso, o renomado cozinheiro até se emocionou.
A platéia muito animada, que participava de concursos à todo momento, prestava atenção em cada passo dado por César e pelos seus auxiliares do Senac. Câmeras também ajudavam ao público a conferir os detalhes dos ingrediantes usados em cada passo da composição da receita, que tem vários elementos da cozinha pernambucana, como a castanha, o bolo de mandioca e o tomate cereja, sem falar do indispensável coentro. O site roberta jungmann preparou passo a passo de como fazer a deliciosa receita tão bem executada por César. Anotem aí:
INGREDIENTES | MODO DE PREPARO |
Para o camarão:
700g de camarão 16/20 descascado e limpo; 100ml de azeite de oliva; 04 colheres de sopa de salsa picada; Sal e pimenta do reino a gosto; conhaque a gosto; 04 tomates cerejas cortados em (x). Para o molho: 03 cebolas roxas cortadas em tiras; 02 pimentas de cheiro; 200ml de vinho branco; 20ml de conhaque; 02 colheres de mostarda amarela; 500ml blend de café; 50ml manteiga de garrafa; 04colheres de sopa de açúcar demerara; Sal e pimenta do reino a gosto. Para o bolo salgado de mandioca: 50g de açúcar; 300ml de água; 250g de massa de mandioca fresca; 1 colher de chá de sal; 12 gemas; Manteiga para untar e farinha de trigo para ; polvilhar na forma. |
Para o camarão:
1. Tempere os camarões com sal, pimenta e salsa, em seguida leve uma frigideira antiaderente ao fogo, deixe aquecer; 2. Acrescente o azeite e os camarões e salteie, sem seguida flambe com conhaque até ficar ao ponto junto ao molho. Para o molho: 1. Aqueça uma panela, junte a manteiga com a cebola e deixe refogar. Em seguida, acrescente o blend de café, tempere com pimenta de cheiro, mostarda, vinho branco, conhaque, o açúcar, deixe cozinhar bem; 2. Coe esse molho e, em seguida, bata o resíduo no liquidificador com um pouco do próprio molho; misture junto como restante e se achar necessário, “engrosse” com amido de milho. Para o bolo salgado de mandioca: 1. Em uma panela, coloque o açúcar e a água e leve ao fogo para fever, até formar uma calda. Retire do fogo e acrescente a manteiga, mexendo até derreter. Acrescente o leite de coco e reserve; 2. Em uma tigela, misture a massa de mandioca com as gemas, mexendo até formar uma mistura homogênea. Vá acrescentendo a calda, que deverá estar morna, sem parar de mexer; 3. Por último, junte o sal. Em seguida, passe a massa por uma peneira fina, repetindo esse processo por três vezes, até retirar todas as impurezas; 4. Coloque a massa em forma untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo; 5. Leve ao forno pré-aquecido a 150ºC, por cerca de 80 minutos. O bolo terá a consistência de um pudim. Deixe esfriar e sirva.
|
Na plateia, uma presença ilustre: a presidente do Instituto Shopping Recife acompanhou o passo a passo da receita na primeira fila. Confira mais cliques da tarde na nossa galeria.
O festival vai continuar até o dia 17 e os workshops, com capacidade para 60 pessoas, acontecerão diariamente, com degustação ao final de cada apresentação. Erick Jacquin, jurado do reality MasterChef Brasil é outro chef renomado que irá ministrar uma das aulas-show, no sábado (16). A programação completa e as inscrições podem ser feitas através do hotsite www.shoppingrecife.com.br/festivalgastro.
Adicionar comentário