A famosa praça principal do Rockefeller Plaza, em Manhattan, conhecida mundialmente por ser o local que abriga a tradicional árvore de Natal de Nova Iorque no fim do ano, está de cara nova. Desde o fim de abril, o espaço ganhou sete novas esculturas, entre elas uma pedra rachada, uma espécie de porta,um punho erguido e um gigante gramofone.
Já na Quinta Avenida, uma cabeça branca com as mãos sem corpo sobre os olhos chama atenção de turistas de todo o mundo. Segundo o New York Times “até mesmo as entradas para vários prédios foram renovadas de um dia para o outro, com esculturas escondidas em lobbies”.
Estas peças, todas à venda por galerias, fazem parte da edição inaugural da Frieze Sculpture no Rockefeller Center.No total, são 20 esculturas de 14 artistas, colocadas em torno do famoso complexo de prédios de escritórios. A iniciativa, apresentada pela Frieze New York e pela Tishman Speyer, proprietária do Rockefeller Center, está expandindo a marca da feira de arte Randalls Island para Manhattan, com trabalhos de artistas como Hank Willis Thomas, Kiki Smith, Ibrahim Mahama, Sarah Sze e Walter De Maria e Joan Miró.
O curador Brett Littman (diretor da Isamu Noguchi Foundation e do Garden Museum em Long Island City, Nova York) supervisiona a nova exposição pública ao ar livre, e dá continuidade ao setor já estabelecido no Regent’s Park de Londres, onde uma exibição gratuita de mais de 20 esculturas e instalações recebe milhões de visitantes de julho a outubro de cada ano. Com os principais artistas da atualidade apresentados por galerias internacionais, o Frieze Sculpture no Rockefeller Center cria uma importante iniciativa de arte pública em uma das atrações mais icônicas de Nova York, também com acesso gratuito a todos. A exposição fica em cartaz até o fim de junho. Veja mais algumas obras:
Adicionar comentário