Acontece

Bruno Araújo é novo presidente do PSDB nacional

João Doria, Bruno Araújo e Geraldo Alckmin - Foto: Folhapress/Reprodução
João Doria estava presente e chegou acompanhado de Rodrigo Maia

Com informações da Folhapress

O ex-deputado federal e ex-ministro Bruno Araújo foi eleito, nesta sexta (31), presidente nacional do PSDB, em Brasília. O objetivo é coloca em prática as diretrizes do novo PSDB, engendrado pelo governador João Doria (SP). Doria foi recebido pela militância tucana aos gritos de “Brasil para frente, Doria presidente”. Ele, inclusive, constrói a sua candidatura ao Palácio do Planalto em 2022.

Em um espaço de eventos, o governador paulista chegou acompanhado do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), de quem se tornou aliado na articulação para aprovação da reforma da Previdência.

No comando do PSDB, Bruno Araújo sucede o ex-governador Geraldo Alckmin. Segundo a Folha de São Paulo, ele foi eleito em chapa única porque caciques fundadores da sigla não conseguiram viabilizar um nome competitivo. O novo presidente do PSDB, assim como Doria, afirma que o partido será de centro, rejeitando o que consideram extrema esquerda e extrema direita. Mas, ano passado, os dois colaram suas campanhas a Jair Bolsonaro (PSL).

Bruno Araújo – Foto: Divulgação

Logo após sua eleição ao comando do partido, ainda nesta sexta (31), Araújo disse que o PSDB terá uma postura de independência em relação ao governo Bolsonaro e fará oposição quando achar necessário.”[Teremos] uma posição de absoluta independência. Se for necessário, oposição nos momentos em que haja discordância, e há”, afirmou. “Primeiro em relação à compreensão que democracia se constrói num processo de diálogo com as instituições, de forma firme. Não é só chamando para assinar algumas folhas de um pacto. É com interlocução direta, tratando com os representantes da sociedade civil organizada”, completou Bruno.

Representantes de DEM, MDB, PP, PL (ex-PR) e PRB participaram da convenção. Mas Araújo disse acreditar ser muito cedo para se falar sobre se refazer a aliança para as eleições de 2022.

Sobre Bruno Araújo

Ainda em 2018, Bruno Araújo chegou a elogiar o ex-presidente Lula (PT), classificando o petista, suja popularidade é alta no Nordeste, de “presidente excepcional”. Em 2015, ele proferiu o voto que sacramentou, na Câmara, a admissibilidade do impeachment da ex-presidente Dilma (PT). Bruno Araújo é advogado e filho do ex-deputado estadual Eduardo Araújo. Em 1998, aos 26 anos, foi eleito pelo PSDB o deputado estadual mais jovem de Pernambuco.