Acontece

Paulo Câmara e Eriberto Medeiros prestigiam abertura do FIG 2019

Abertura do FIG - Foto: Heudes Regis/SEI/Divulgação
O abre contou com a apresentação do espetáculo "O Som e a Sílaba"

O governador Paulo Câmara e o presidente da Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Eriberto Medeiros, prestigiaram, na noite de quinta (18), a abertura da 29ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns – FIG. O abre contou com a apresentação do espetáculo “O Som e a Sílaba”, no Teatro Luiz Souto Dourado, e um tributo ao músico caruaruense Luiz Vieira. O prefeito de Garanhuns, Isaías Régis, também participou da cerimônia e agradeceu ao Governo do Estado pelo incentivo ao festival.

Nesta edição, aliás, o grande homenageado é o paraibano Jackson do Pandeiro, que celebra seu centenário de nascimento em 2019. A sobrinha do compositor, Geralda Miranda, o representou e participou da cerimônia.

Paulo Câmara recebe Geralda Miranda sobrinha de Jackson do Pandeiro – Foto: Heudes Regis/SEI/Divulgação

“Estamos dando início à 29ª edição de um festival que é feito com a ajuda de muita gente, de muitos artistas, mas é feito principalmente por vocês, o povo de Pernambuco, e os turistas que vêm de todo o País acompanhar essa belíssima festa multicultural. Esse é um festival consolidado, que começou lá atrás e que planejamentos junto com a prefeitura”, disse Paulo Câmara.

E concluiu: “Por isso, vamos ter um belíssimo evento, com muita alegria, música, teatro, arte e literatura. Todas as expressões culturais estarão reunidas em favor de uma energia positiva e da nossa cultura, dos nossos artistas e de um povo cada vez mais forte. Com cultura podemos avançar, melhorar o País e fazer as coisas acontecerem”.

Abertura do FIG – Foto: Heudes Regis/SEI/Divulgação
Programação

A programação do FIG inclui shows musicais, concertos, espetáculos, exposições, cursos e seminários. Este ano, o festival traz artistas como Alcione, Elba Ramalho, Lenine, João Bosco, Roberta Miranda, Fafá de Belém, Eddie, Tony Garrido e Zélia Duncan no palco principal.

A apresentação dos músicos acontecerá em seis polos: Palco Mestre Dominguinhos (principal), Palco Pop, Palco Forró, Palco Instrumental, Palco da Cultura Popular, além do Som na Rural e dos projetos Virtuosi na Serra e do Conservatório Pernambucano de Música, na Catedral de São Pedro.