A Assessoria de Comunicação do apresentador Gugu Liberato, que faleceu nesta sexta-feira (22) nos Estados Unidos, divulgou novas informações sobre os trâmites para a repatriação, velório e sepultamento do apresentador. Segundo o comunicado, a previsão é de que o corpo do apresentador passe pelos exames do instituto equivalente ao IML no Brasil na manhã desta segunda-feira (25) e o corpo seja liberado para a retirada pela agência funerária no período da tarde.
Foi confirmado, também, que o velório será na Assembleia Legislativa de São Paulo, com um período aberto ao publico, e que sepultamento ocorrerá no Cemitério Gethsêmani Morumbi, no jazigo da família, ao lado do pai, Augusto Claudino Liberato.
Leia mais
Famosos lamentam a morte de Gugu Liberato
Conforme a Assessoria, ainda, a cirurgia para a retirada dos órgãos que serão doados iniciou no sábado (23) à noite e foi até a madrugada deste domingo (24), durando mais de seis horas. A doação, que era um desejo do apresentador, beneficiará cerca de 50 pessoas.
Após a cirurgia, o corpo foi levado para o instituto responsável pelas necropsias e laudos, o IML americano, onde, por lei, são encaminhados todos os corpos de falecidos de morte não natural.
Os dias e horários da liberação do corpo na funerária, translado para o Brasil, velório e sepultamento ainda estão em aberto. Pelas leis da Florida, por ser o primogênito de Gugu, João Augusto Liberato, de 18 anos, é quem assina todos os papéis referentes às autorizações para os trâites necessários.
De acordo com a assessoria, antes do início da cirurgia, os médicos e toda a equipe do hospital fizeram uma menção de honra com os seguintes dizeres:
“Momento de honra,
Neste momento e a partir deste momento, honramos Antonio Augusto Moraes Liberato e essa oportunidade de salvar e melhorar a vida de outras pessoas. Ao cuidarmos dele agora, também somos responsáveis por cuidar desse gracioso presente da vida. Estendemos nosso respeito e gratidão à família e os mantemos em nossos pensamentos. Ao tocarmos a vida de muitos hoje, podemos entender nosso papel em transmitir o presente heroico da vida de um ser humano para outro. Que tenhamos um momento de silêncio agora para lembrar Gugu Liberato e todos os que se juntam à sua história do passado, presente e todos os dias à frente.”
Mensagem escrita pela família
Na mesma cerimonia, também foi lido um texto escrito pelos familiares de Gugu em primeira pessoa:
“Deus em sua infinita bondade nos dá a oportunidade da vida. Vivi minha jornada na Terra seguindo os ensinamentos que recebi de meus pais , Augusto e Maria do Céu. Com eles aprendi a importância de olhar para o próximo com amor e fraternidade.
Agora eu sigo adiante por um caminho que me levará mais próximo ao Pai. E neste momento quero praticar os ensinamentos do mestre Jesus. Assim como ele compartilhou o pão com os seus, eu compartilho meu corpo com aqueles que necessitam de uma nova oportunidade de viver.
Aos meus familiares eu agradeço por terem realizado a minha vontade. Tenham certeza que, a partir de agora, eu estarei batendo em muitos outros corações e compartilhando minha vida com outros irmãos.
Que eu seja um instrumento de amor, oportunidade e de luz.
Gugu”
Os familiares, inclusive, falaram com a equipe médica sobre a possibilidade de doação de algum órgão para um paciente brasileiro que estivesse na fila para transplante. No entanto, foram informados que não seria possível devido à distância e ao tempo de conservação dos órgãos doados.
A instituição Our Legacy está responsável por cuidar dos trâmites referentes a retirada, conservação e intermediação com os pacientes necessitados.
Adicionar comentário