Beleza Lifestyle

Suor na cabeça pode danificar a saúde do cabelo?

Cuidar do corpo é uma prática cada vez mais comum entre aqueles que buscam mais bem-estar e saúde. Além de disposição e energia, as atividades físicas também fortalecem o corpo e eliminam os quilos extras, muitas vezes esses benefícios nos fazem esquecer o cuidado com um elemento também muito importante e bastante querido: as madeixas.

O ritmo acelerado tem como consequência o suor, que danifica – e muito – os fios, deixando-os quebradiços e oleosos. “O nosso suor é composto por água, sais minerais e sódio, quando estamos fazendo alguma atividade física que exige mais esforços, a produção dele aumenta, principalmente no couro cabeludo”, explica a dermatologista Patrícia Guimarães, da clínica Real Derma. Como parar de treinar não pode ser uma opção, o caminho mais válido é aprender a cuidar dos cabelos, mantendo os fios hidratados e saudáveis.

É importante prender a fibra capilar de uma forma que minimize o contato com o suor, mas sem puxá-las muito. A dermatologista também orienta experimentar uma trança de raiz ou coque, e evitar os elásticos sintéticos ou com metal, uma boa opção são aqueles feitos de meia-calça.

“Para quem possui franja, a dica é usar faixas que diminuam o contato dos fios com a pele. Já para prevenir o ressecamento, a dica é aplicar um óleo vegetal (como o de argan, por exemplo) no cabelo antes do treino, deixá-lo agir e só retirar depois, no banho. Também vale uma máscara de hidratação, um leave-in ou o óleo de côco”, orienta a dermatologista.

O suor também faz com que muita gente corra para banho logo após o exercício. Isso porque o seu pH ácido agride a cutícula do fio, provocando o temido ressecamento. O hábito, no entanto, pode não ser o melhor para a saúde capilar, isso varia de acordo com o organismo de cada um.

Segundo Patrícia Guimarães, pessoas que têm o couro cabeludo muito gorduroso contam com glândulas sebáceas ligadas aos fios, que produzem óleo em maior escala, portanto, lavar diariamente está liberado. No entanto, no caso de cabelos crespos e cacheados, ficar longe da água pode ser o melhor, estes tipos de cabelos tendem a ficar mais porosos, causando danos na cutícula, responsável por deixar os fios mais resistentes.

Analise o seu cabelo e identifique o que é melhor para você. Xampus a seco podem funcionar como ótimos aliados. Os produtos têm a função de absorver a oleosidade do cabelo e o suor, funcionando como uma esponja. Só não abuse do produto, passe umas duas vezes e depois lave, para não deixar muita química nos fios.

Além de todos esses cuidados, a dermato Patrícia Guimarães lembra que é importante apostar na hidratação a cada 15 dias, principalmente aqueles que têm química. Uma alternativa que tem tido bastante adesão, é o cronograma capilar, uma espécie de agenda que inclui 4 passos: limpeza, hidratação, nutrição e reconstrução, tratamentos que devem ser feitos em dias específicos da semana para repor os nutrientes certos aos fios.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Dünyaya açılmak için hala neden bekliyorsunuz?

Türk takipçi

Günümüz de en önde giden sosyal medya platformlarından olan instagram ile günümüzün uzun bir süresini geçiriyoruz tabiki bu durumda ise birşeyler paylaştığımız vakit beğenilmek istiyoruz. yüzler ce binlerce takipçisi olan arkadaşlarınızdan yada rakip iş yeri sahiplerinizden önde olmak istemezmisiniz? eğer bunları düşünüyor ve siz de sosyal medya da satış yaparak para kazanmak istiyorsanız sizi https://instagramaktiftakipci.com/turktakipci/ bekliyoruz