Beleza Lifestyle

Suor na cabeça pode danificar a saúde do cabelo?

Cuidar do corpo é uma prática cada vez mais comum entre aqueles que buscam mais bem-estar e saúde. Além de disposição e energia, as atividades físicas também fortalecem o corpo e eliminam os quilos extras, muitas vezes esses benefícios nos fazem esquecer o cuidado com um elemento também muito importante e bastante querido: as madeixas.

O ritmo acelerado tem como consequência o suor, que danifica – e muito – os fios, deixando-os quebradiços e oleosos. “O nosso suor é composto por água, sais minerais e sódio, quando estamos fazendo alguma atividade física que exige mais esforços, a produção dele aumenta, principalmente no couro cabeludo”, explica a dermatologista Patrícia Guimarães, da clínica Real Derma. Como parar de treinar não pode ser uma opção, o caminho mais válido é aprender a cuidar dos cabelos, mantendo os fios hidratados e saudáveis.

É importante prender a fibra capilar de uma forma que minimize o contato com o suor, mas sem puxá-las muito. A dermatologista também orienta experimentar uma trança de raiz ou coque, e evitar os elásticos sintéticos ou com metal, uma boa opção são aqueles feitos de meia-calça.

“Para quem possui franja, a dica é usar faixas que diminuam o contato dos fios com a pele. Já para prevenir o ressecamento, a dica é aplicar um óleo vegetal (como o de argan, por exemplo) no cabelo antes do treino, deixá-lo agir e só retirar depois, no banho. Também vale uma máscara de hidratação, um leave-in ou o óleo de côco”, orienta a dermatologista.

O suor também faz com que muita gente corra para banho logo após o exercício. Isso porque o seu pH ácido agride a cutícula do fio, provocando o temido ressecamento. O hábito, no entanto, pode não ser o melhor para a saúde capilar, isso varia de acordo com o organismo de cada um.

Segundo Patrícia Guimarães, pessoas que têm o couro cabeludo muito gorduroso contam com glândulas sebáceas ligadas aos fios, que produzem óleo em maior escala, portanto, lavar diariamente está liberado. No entanto, no caso de cabelos crespos e cacheados, ficar longe da água pode ser o melhor, estes tipos de cabelos tendem a ficar mais porosos, causando danos na cutícula, responsável por deixar os fios mais resistentes.

Analise o seu cabelo e identifique o que é melhor para você. Xampus a seco podem funcionar como ótimos aliados. Os produtos têm a função de absorver a oleosidade do cabelo e o suor, funcionando como uma esponja. Só não abuse do produto, passe umas duas vezes e depois lave, para não deixar muita química nos fios.

Além de todos esses cuidados, a dermato Patrícia Guimarães lembra que é importante apostar na hidratação a cada 15 dias, principalmente aqueles que têm química. Uma alternativa que tem tido bastante adesão, é o cronograma capilar, uma espécie de agenda que inclui 4 passos: limpeza, hidratação, nutrição e reconstrução, tratamentos que devem ser feitos em dias específicos da semana para repor os nutrientes certos aos fios.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar