Após o presidente Jair Bolsonaro se recusar a assinar o diploma do Prêmio Camões, Chico Buarque tem data marcada para receber a maior condecoração da língua portuguesa. A entrega acontecerá em Lisboa, no dia 25 de Abril de 2020. A informação é do Ministério da Cultura. Além disso, a data escolhida é bastante significativa. Foi decidida no dia da Revolução dos Cravos e Chico, curiosamente, compôs Tanto mar, em 1975, para homenagear justamente o movimento que derrubou a ditadura de Salazar.
Leia mais
Chico Buarque é o primeiro músico a vencer o Prêmio Camões
Entrando para o time de ilustres autores, como Jorge Amado e João Cabral de Melo Neto, Chico será o 13º brasileiro a receber o prêmio. A homenagem vem após o lançamento de seu último romance “Essa gente”, lançado em novembro deste ano. O valor total do prémio Camões é de 100 mil euros, divididos entre Brasil e Portugal. Mas quando a reunião dos júris decorre no Brasil, a entrega é em Portugal, e vice-versa.
Polêmica
O Prémio Camões, o mais importante do universo da língua portuguesa, foi-lhe atribuído em 21 de Maio deste ano por um júri que se reuniu a na Biblioteca Nacional do Brasil, no Rio de Janeiro. Porém, para receber a agraciação, é necessária a assinatura do presidente da república, o que incendiou o caso. O presidente Jair Bolsonaro afirmou que não iria assinar o diploma de entrega do Prémio Camões e, aos jornalistas, deixou claro que não tinha essa assinatura entre as suas prioridades. “Até 31 de Dezembro de 2026, eu assino”, disse. Chico rebateu a declaração por meio de seu perfil no Instagram. “A não assinatura do Bolsonaro no diploma é para mim um segundo Prémio Camões”.
Dessa forma, a parte financeira do prémio foi resolvida e a assinatura do diploma poderá chegar às mãos do músico sem a assinatura do presidente do Brasil.
Adicionar comentário