À mesa

Estrela da culinária australiana vem ao Recife para jantar no Arvo

Chef Daniel Giraldo. Foto: Reprodução.
Daniel Giraldo será recebido pelo chef e amigo Pedro Godoy.

Por Bruno Albertim

([email protected])

Um dos mais expressivos nomes da gastronomia na Austrália, Daniel Giraldo chega ao Recife, para um jantar a quatro mãos com Pedro Godoy no Arvo. Giraldo foi mentor de Pedro durante sua estada em Melbourne. “De tudo que eu trouxe das cidades em que morei na Austrália, Giraldo e o Maha são os mais fortes pontos de referência e aprendizado”, reconhece Godoy.
Giraldo vem ao Brasil pela primeira vez, com parada exclusiva no Recife, cumprindo a promessa feita a Pedro, de vir “no momento em que o amigo abrisse sua própria cozinha”.  Serão seis etapas:  couvert, snack, entrada, dois pratos principais e sobremesa. O cardápio está arrebatador.  De entrada, hummus coberto com carne moída de cordeiro cozido com especiarias e ervas. Depois, pão achatado, azeite e zaatar. O baile segue com atum curado em especiarias, misturado com harissa fermentada, gergelim tostado e servido sobre algumas folhas nativas. Depois, berinjelas defumadas, raladas e servidas com tahine.
Chef Pedro Godoy – Foto: Arthur de Souza/FolhaPE
Um dos pratos que devem chamar mais atenção são os camarões de rio  marinados em tom (uma pasta feita de alho, sal e suco de limão), com uma pimenta turca (aleppo vermelho-biberão)  grelhada e servida com um hummus de amêndoas e um molho feito com as cascas dos camarões. O terceiro prato é um polvo é cozido lentamente por cinco horas e servido em um molho feito de kisk (laticínios fermentados e trigo) com feijão brasileiro e alguns cogumelos selvagens (um prato que ambos cozinhavam durante a temporada de Godoy em Melbourne).
Chef Daniel Giraldo. Foto: Reprodução.
O quarto prato é um prensado de porco braseado com picles de erva doce, envolvido em folha de mostarda e grelhado, servido com mostarda fermentada no tucupi e mel de abelha, mais purê de cenoura defumada com especiarias. Outro principal é um peixe grelhado, lula, grão de bico, harissa e coco “persa” num molho de curry feito com harissa, açafrão, coco, ervas aromáticas com arroz de cardamomo.
Chef Daniel Giraldo. Foto: Reprodução.
As sobremesas são também instigantes:  açafrão vidrado, sorvete de coco e iogurte, pimenta aleppo, abacaxi doce assado lentamente e escovado, glaciado com açafrão até ficar macio, sorvete de coco e iogurte e uma granita feita de abacaxi e pimenta isot, pimenta aleppo é uma pimenta turca defumada que é de cor preta.
O CHEF
Daniel Giraldo, 28 anos, nasceu na Colômbia, mas cresceu nos Estados Unidos. Trabalhou por vários anos no luxuoso Millennium Resort na República Dominicana antes de viajar extensivamente pelos EUA, Europa e América do Sul para desenvolver técnicas, experiência e sensibilidade. Ao chegar a Melbourne , em 2011, Daniel assumiu a posição de Sous Chef no Restaurante 4 estrelas do RydgesHotel Melbourne. Depois de quase dois anos nessa função,  teve a oportunidade de trabalhar com o ex-chefe de cozinha da Vue de Monde, Andrew Harmer, no The Point Albert Park. Anunciado como chefe do restaurante Maha em Melbourne com apenas 23 anos de idade, Daniel também foi nomeado chefe de cozinha no restaurante Shane Delia’sMaha em 2014. O The Age Good Food Guide, também contou com sua liderança. Hoje, é o chefe de cozinha do grupo Delia (Maha, Maha leste, Maha bar, Biggiesmalls, Middle ground). Vem ao Recife cumprindo a promessa de que cozinharia com seu antigo parceiro brasieliro quando Pedro Godoy abrisse seu próprio restaurante – o Arvo, em parceria com o sócio Eduardo Freyre.
Serviço
Jantar a quatro mãos com os chefs Daniel Giraldo e Pedro Godoy.   Dia 12 de fevereiro de 2020, das 19h às  21h30 (primeiro giro) e de 21h30 as 23h30 (segundo giro). Seis etapas:  couvert, snack, entrada, 02 pratos principais e sobremesa.    R$ 130 ou R$ 220 com harmonização de vinho. No Arvo Restaurante – Rua Djalma Farias, 170 – Torreão. Informações e reservas: 99568-3415.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar