Acontece

Flip 2020 é adiada para novembro

Flip
Evento aconteceria entre julho e agosto - Foto: Walter Craveiro/Flip.
Evento aconteceria entre julho e agosto deste ano.

A Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que aconteceria entre os dias 29 de julho e 2 de agosto, foi remarcada para novembro devido à pandemia do coronavírus. O evento, aliás, é um dos principais no circuito literário do país.

Em sua 18ª edição, a Flip vai homenagear a escritora americana Elizabeth Bishop. Esta, aliás, é a primeira vez que a honraria será concedida a uma autora estrangeira. Desde 2003, quando a festa foi criada, apenas brasileiros figuraram entre os homenageados.

Leia mais

Olimpíadas serão adiadas para 2021, diz primeiro-ministro japonês

Já passaram pelas salas de debates do evento nomes como Grada Kilomba e Djamila Ribeiro, duas das principais teóricas do feminismo negro na atualidade. Para a edição deste ano, estavam confirmadas as presenças do poeta e performer americano Danez Smith e do escritor nigeriano Chigozie Obioma.

Grada Kilomba
A autora portuguesa Grada Kilomba participou do evento em 2019 – Foto: Walter Craveiro/Flip.

Em nota, a organização da festa detalhou a decisão pelo adiamento. Veja, na íntegra, abaixo:

O agravamento da pandemia global do coronavírus e a necessidade de distanciamento social, com duração ainda bastante incerta, levaram a Flip a tomar as medidas cabíveis para preservar a saúde e a segurança de todos.

Conscientes do impacto no cenário cultural brasileiro e na economia local, estamos trabalhando remotamente para manter a estrutura, a missão e os ideais da Flip em dia para a sua realização em novembro de 2020.

Agradecemos o vital apoio do nosso público, das instituições, patrocinadores, apoiadores, parceiros e colaboradores. Que o espírito coletivo e o senso de comunidade que sempre marcaram a Flip nos ajude a todos a atravessar estes tempos desafiadores.