Acontece

Cantor e compositor Moraes Moreira morre aos 72 anos

Moraes Moreira - Foto: Reprodução/Instagram.
O artista foi um dos fundadores do grupo Novos Baianos.

O cantor e compositor Moraes Moreira morreu na manhã desta segunda-feira (13) aos 72 anos de idade. O artista foi um dos fundadores dos Novos Baianos, grupo formado na década de 1960 e integrado por Baby do Brasil, Luiz Galvão, Paulinho Boca de Cantor Pepeu Gomes.

A causa da morte foi confirmada no início da tarde pela assessoria de imprensa do músico. Segundo informou a assessora Gilda Mattoso à Revista Quem, o cantor sofreu um infarto em casa, no Rio de Janeiro, e foi encontrado por sua funcionária doméstica. Ele deixa o filho, Davi Moraes, também músico.

Talentoso como compositor, Moreira, aliás, é o autor de grande parte das canções que fizeram sucesso na voz dos Novos Baianos. Entre elas, inclusive, está a famosa  Acabou Chorare, de 1972.

Novos Baianos
Artista foi um dos fundadores dos Novos Baianos – Foto: Dario Zalis/Divulgação.

O artista também teve uma carreira solo consolidada, lançando mais de 20 discos. Após deixar, em 1975, o conjunto musical, tocou, no ano seguinte, no trio elétrico de Dodô e Osmar. Moraes Moreira tornou-se, assim, o primeiro cantor de trio elétrico. Ele, aliás, foi considerado um dos principais responsáveis pelo crescimento do carnaval de rua de Salvador.

Leia mais

Morre, aos 62 anos, o deputado federal Luiz Flávio Gomes

Em 1997, o disco ao vivo “Infinito Circular” marcou o retorno do grupo. O álbum, aliás, reuniu importantes sucessos da banda e, também, músicas inéditas. Intensificando o seu lado escritor, Moreira lançou, em 2008, o livro “A história dos Novos Baianos e Outros Versos”. Na obra, ele conta a história do grupo no formato de literatura de cordel.

Moraes Moreira e o filho, David Moraes - Foto: Reprodução/ Instagram
Moraes Moreira e o filho, David Moraes – Foto: Reprodução/ Instagram

Nas redes sociais, é claro, os artistas já lamentam a morte do compositor. A cantora Fafá de Belém, assim, destacou que as músicas do artista fizeram parte de sua história. “Minha adolescência no Rio foi ao som dos Novos Baianos. Trouxeram a alegria, a felicidade e a liberdade para o Brasil dos anos 70. Moraes foi meu ídolo e depois tornou-se meu amigo”, escreveu no Instagram.

O músico Gilberto Gil, aliás, também lamentou a morte do amigo. “Ouviu encantado a música do mundo e fez dela seu universo expressivo. Deixa saudade e uma grande obra”, comentou ao compartilhar uma foto antiga em que aparece ao lado de Moreira.

 

Dünyaya açılmak için hala neden bekliyorsunuz?

Türk takipçi

Günümüz de en önde giden sosyal medya platformlarından olan instagram ile günümüzün uzun bir süresini geçiriyoruz tabiki bu durumda ise birşeyler paylaştığımız vakit beğenilmek istiyoruz. yüzler ce binlerce takipçisi olan arkadaşlarınızdan yada rakip iş yeri sahiplerinizden önde olmak istemezmisiniz? eğer bunları düşünüyor ve siz de sosyal medya da satış yaparak para kazanmak istiyorsanız sizi https://instagramaktiftakipci.com/turktakipci/ bekliyoruz