Acontece

Cantor e compositor Moraes Moreira morre aos 72 anos

Moraes Moreira - Foto: Reprodução/Instagram.
O artista foi um dos fundadores do grupo Novos Baianos.

O cantor e compositor Moraes Moreira morreu na manhã desta segunda-feira (13) aos 72 anos de idade. O artista foi um dos fundadores dos Novos Baianos, grupo formado na década de 1960 e integrado por Baby do Brasil, Luiz Galvão, Paulinho Boca de Cantor Pepeu Gomes.

A causa da morte foi confirmada no início da tarde pela assessoria de imprensa do músico. Segundo informou a assessora Gilda Mattoso à Revista Quem, o cantor sofreu um infarto em casa, no Rio de Janeiro, e foi encontrado por sua funcionária doméstica. Ele deixa o filho, Davi Moraes, também músico.

Talentoso como compositor, Moreira, aliás, é o autor de grande parte das canções que fizeram sucesso na voz dos Novos Baianos. Entre elas, inclusive, está a famosa  Acabou Chorare, de 1972.

Novos Baianos
Artista foi um dos fundadores dos Novos Baianos – Foto: Dario Zalis/Divulgação.

O artista também teve uma carreira solo consolidada, lançando mais de 20 discos. Após deixar, em 1975, o conjunto musical, tocou, no ano seguinte, no trio elétrico de Dodô e Osmar. Moraes Moreira tornou-se, assim, o primeiro cantor de trio elétrico. Ele, aliás, foi considerado um dos principais responsáveis pelo crescimento do carnaval de rua de Salvador.

Leia mais

Morre, aos 62 anos, o deputado federal Luiz Flávio Gomes

Em 1997, o disco ao vivo “Infinito Circular” marcou o retorno do grupo. O álbum, aliás, reuniu importantes sucessos da banda e, também, músicas inéditas. Intensificando o seu lado escritor, Moreira lançou, em 2008, o livro “A história dos Novos Baianos e Outros Versos”. Na obra, ele conta a história do grupo no formato de literatura de cordel.

Moraes Moreira e o filho, David Moraes - Foto: Reprodução/ Instagram
Moraes Moreira e o filho, David Moraes – Foto: Reprodução/ Instagram

Nas redes sociais, é claro, os artistas já lamentam a morte do compositor. A cantora Fafá de Belém, assim, destacou que as músicas do artista fizeram parte de sua história. “Minha adolescência no Rio foi ao som dos Novos Baianos. Trouxeram a alegria, a felicidade e a liberdade para o Brasil dos anos 70. Moraes foi meu ídolo e depois tornou-se meu amigo”, escreveu no Instagram.

O músico Gilberto Gil, aliás, também lamentou a morte do amigo. “Ouviu encantado a música do mundo e fez dela seu universo expressivo. Deixa saudade e uma grande obra”, comentou ao compartilhar uma foto antiga em que aparece ao lado de Moreira.