Acontece

Saiba quem foi o empresário e colecionador Ricardo Brennand

Ricardo Brennand - Foto: Divulgação
O empresário e colecionador pernambucano faleceu após testar positivo para Covid-19

O empresário Ricardo Brennand foi vítima da Covid-19 e faleceu neste sábado (25). Conhecido e muito querido pela sociedade pernambucana, Ricardo Coimbra de Almeida Brennand é filho de Dulce Padilha Coimbra e de Antônio Luiz de Almeida Brennand. Ele foi casado com Gracita Monteiro Brennand e deixou oito filhos.

Ricardo e Gracita Brennand – Crédito: Arthur de Souza

Nasceu no Cabo de Santo Agostinho, no dia 27 de maio de 1927. Foi engenheiro, empresário, colecionador e fundador do Instituto Ricardo Brennand, cujo acervo inclui a maior coleção privada de pinturas de Frans Post. Ricardo formou-se em Engenharia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 1949.

Durante muitos anos, Ricardo Brennand dedicou-se aos negócios da sua família — fabricação de vidro, aço, cerâmica, cimento, porcelana e açúcar. Em 1999, o empresário vendeu as fábricas de cimento, utilizando parte dos recursos para fundar o Instituto Ricardo Brennand, inaugurado no segundo semestre de 2002.

O Instituto Ricardo Brennand
Instituto Ricardo Brennand – Foto: Divulgação

O Instituto Ricardo Brennand  está sediado na Várzea, em um complexo arquitetônico em estilo medieval, composto por três prédios: Museu Castelo São João, Pinacoteca, Galeria e a Capela Nossa Senhora das Graças, circundados por um vasto parque.

O acervo do Instituto inclui objetos históricos e artísticos diversos, abrangendo o período que vai da Baixa Idade Média ao século XXI. O destaque vai para a documentação histórica e iconográfica relacionada ao período colonial e ao Brasil Holandês, que inclui uma importante coleção de pinturas do artista neerlandês Frans Post (1612 – 1680), um dos artistas integrantes da comitiva do conde Maurício de Nassau.

O Instituto também abriga um dos maiores acervos de armas brancas do mundo. Sua coleção, resultado de mais de cinco décadas de buscas pelo mundo, reúne atualmente mais de 3 mil peças, entre as quais 27 armaduras medievais completas. É considerada uma das maiores coleções de armas brancas do mundo.

Cidadão do Recife
O vereador André Régis e Ricardo Brennand – Foto: José Britto

Ricardo Brennand recebeu, no dia 7 de junho de 2019, o título de cidadão do Recife,  na Câmara Municipal. O autor do projeto foi o vereador André Régis.

“Quando se fala em Ricardo Brennand, o que vem à mente? Como um bom vinho, o gosto da resposta vai vir acompanhado de cimento, de terra, de sustentabilidade e, claro, de arte. Todos os sentimentos que são revelados à pergunta, são positivos”, disse Régis na cerimônia, afirmando, ainda, que Ricardo Brennand é um verdadeiro patrimônio para a cidade.