Acontece

Saiba quem foi o empresário e colecionador Ricardo Brennand

Ricardo Brennand - Foto: Divulgação
O empresário e colecionador pernambucano faleceu após testar positivo para Covid-19

O empresário Ricardo Brennand foi vítima da Covid-19 e faleceu neste sábado (25). Conhecido e muito querido pela sociedade pernambucana, Ricardo Coimbra de Almeida Brennand é filho de Dulce Padilha Coimbra e de Antônio Luiz de Almeida Brennand. Ele foi casado com Gracita Monteiro Brennand e deixou oito filhos.

Ricardo e Gracita Brennand – Crédito: Arthur de Souza

Nasceu no Cabo de Santo Agostinho, no dia 27 de maio de 1927. Foi engenheiro, empresário, colecionador e fundador do Instituto Ricardo Brennand, cujo acervo inclui a maior coleção privada de pinturas de Frans Post. Ricardo formou-se em Engenharia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 1949.

Durante muitos anos, Ricardo Brennand dedicou-se aos negócios da sua família — fabricação de vidro, aço, cerâmica, cimento, porcelana e açúcar. Em 1999, o empresário vendeu as fábricas de cimento, utilizando parte dos recursos para fundar o Instituto Ricardo Brennand, inaugurado no segundo semestre de 2002.

O Instituto Ricardo Brennand
Instituto Ricardo Brennand – Foto: Divulgação

O Instituto Ricardo Brennand  está sediado na Várzea, em um complexo arquitetônico em estilo medieval, composto por três prédios: Museu Castelo São João, Pinacoteca, Galeria e a Capela Nossa Senhora das Graças, circundados por um vasto parque.

O acervo do Instituto inclui objetos históricos e artísticos diversos, abrangendo o período que vai da Baixa Idade Média ao século XXI. O destaque vai para a documentação histórica e iconográfica relacionada ao período colonial e ao Brasil Holandês, que inclui uma importante coleção de pinturas do artista neerlandês Frans Post (1612 – 1680), um dos artistas integrantes da comitiva do conde Maurício de Nassau.

O Instituto também abriga um dos maiores acervos de armas brancas do mundo. Sua coleção, resultado de mais de cinco décadas de buscas pelo mundo, reúne atualmente mais de 3 mil peças, entre as quais 27 armaduras medievais completas. É considerada uma das maiores coleções de armas brancas do mundo.

Cidadão do Recife
O vereador André Régis e Ricardo Brennand – Foto: José Britto

Ricardo Brennand recebeu, no dia 7 de junho de 2019, o título de cidadão do Recife,  na Câmara Municipal. O autor do projeto foi o vereador André Régis.

“Quando se fala em Ricardo Brennand, o que vem à mente? Como um bom vinho, o gosto da resposta vai vir acompanhado de cimento, de terra, de sustentabilidade e, claro, de arte. Todos os sentimentos que são revelados à pergunta, são positivos”, disse Régis na cerimônia, afirmando, ainda, que Ricardo Brennand é um verdadeiro patrimônio para a cidade.

 

 

 

Dünyaya açılmak için hala neden bekliyorsunuz?

Türk takipçi

Günümüz de en önde giden sosyal medya platformlarından olan instagram ile günümüzün uzun bir süresini geçiriyoruz tabiki bu durumda ise birşeyler paylaştığımız vakit beğenilmek istiyoruz. yüzler ce binlerce takipçisi olan arkadaşlarınızdan yada rakip iş yeri sahiplerinizden önde olmak istemezmisiniz? eğer bunları düşünüyor ve siz de sosyal medya da satış yaparak para kazanmak istiyorsanız sizi https://instagramaktiftakipci.com/turktakipci/ bekliyoruz