Acontece

1.500 brasileiros se disponibilizaram para contrair coronavírus

Os testes estão na fase de estudo clínico, para garantir a segurança da vacina nos voluntários que serão selecionados. (Foto: Ted S. Warren/AP)
Os voluntários se cadastraram numa plataforma que recruta pessoas dispostas a participar de experimentos de tratamentos contra Covid-19

Um grupo de 1.500 já se ofereceu para ser infectado pelo coronavírus. Esses voluntários se cadastraram na 1 Day Sooner, plataforma criada pelo estadunidense John Morrison, que recruta pessoas dispostas a contrair Covid-19 para participar de experimentos que buscam desenvolver um tratamento aprovado contra a doença. O número de brasileiros inscritos representa 25% do total de voluntários, que já bateu a marca de seis mil pessoas.

Leia mais

Luísa Sonza e Whindersson Nunes anunciam fim de casamento

“As pessoas querem fazer alguma coisa que ajude nessa crise terrível”,  explicou o fundador da plataforma de recrutamento. (Foto: Anadolu Agency/Getty)

O criador da plataforma, John Morrison é formado em Direito pela Harvard, tradicional universidade dos Estados Unidos. Ele fundou a 1 Day Sooner em 30 de março, após ler um artigo científico sobre experimentos que poderiam acelerar o desenvolvimento de vacinas contra o novo coronavírus. “As pessoas querem fazer alguma coisa que ajude nessa crise terrível, elas se sentem mais empoderadas com essa possibilidade”, contou Morrison.

A inscrição é somente uma de outras etapas existentes para selecionar os participantes finais. (Foto: Reprodução/France24)

O objetivo é reunir um número suficiente de pessoas aptas a participar dos testes, caso eles sejam mesmo aplicados nos próximos meses. A inscrição na plataforma, aliás, é apenas a primeira de outras etapas existentes para selecionar esses voluntários. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, Morrison explicou que os cadastrados receberão, ainda esta semana, questionários e estudos acadêmicos para informar os riscos dos possíveis experimentos.