Acontece Política

Com Covid-19, Bolsonaro passeia sem máscara no Alvorada

Foto: Adriano Machado/Agência Reuters
Presidente conversou com garis sem usar o equipamento de proteção

O presidente Jair Bolsonaro voltou a gerar polêmica, na tarde desta quinta-feira (23), durante passeio de moto no Palácio da Alvorada. Após ter afirmado, há duas semanas, que está infectado com Covid-19, ele foi visto hoje conversando com garis sem uso de máscara.

O presidente passeou de moto sem máscara – Foto: Adriano Machado/Reuters

Desde 6 de julho, ele se manteve em isolamento social, como havia sido aconselhado previamente pelo Ministério da Saúde. Na última quarta (22), o presidente afirmou que, após novo teste, ainda está contaminado com a doença. Ainda assim, descumpriu a recomendação médica que indicam 14 dias de isolamento para quem testa positivo para o vírus.

Foto: AFP/Arquivos
Leia Mais

Novo teste de Bolsonaro confirma diagnóstico de coronavírus

As imagens do passeio foram feitas pelo repórter-fotográfico Adriano Machado, da Agência Reuters. No registro, Bolsonaro está sem máscara e conversa com um grupo de funcionários da limpeza. Logo depois, ele tira o capacete para falar com os garis. O ato contraria a indicação de especialistas e órgãos de saúde internacionais sobre medidas necessárias que impeçam a transmissão do vírus. Em suma, o uso de máscaras e o distanciamento social são as formas mais eficazes em combate a covid-19.

Jair Bolsonaro conversa sem máscara com garis – Foto: REUTERS/Adriano Machado

A recomendação da equipe médica do presidente é de que ele só deve deixar o Palácio da Alvorada quando análises clínicas não identificarem mais a presença do vírus. Além de Jair Bolsonaro, outros dois ministros foram diagnosticados com a Covid-19: Onyx Lorenzoni, da Cidadania, e Milton Ribeiro, da Educação. No Brasil, a doença já matou mais de 83 mil pessoas, de acordo com o consórcio de veículos de imprensa.