O governador Paulo Câmara viajou ao Sertão de Pernambuco, neste sábado (25), para inaugurar três novos equipamentos de saúde em Petrolina e Serra Talhada. Dois deles são hospitais de campanha, mas o maior destaque foi para a primeira etapa do Hospital Eduardo Campos (HEC). Ao todo, serão disponibilizados mais 258 leitos, sendo 30 de UTI e os demais de enfermaria, para a rede estadual de saúde. Aliás, os hospitais de campanha serão destinados ao enfrentamento da Covid-19. Além disso, as vagas serão abertas gradativamente, seguindo os fluxos administrativos e de assistência necessários ao pleno funcionamento e garantia da segurança e cuidado aos pernambucanos.
A primeira parada do governador foi em Petrolina, para conhecer a estrutura do hospital de campanha, montado no terreno do Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf). O serviço iniciará suas atividades com 20 leitos de enfermaria, chegando à capacidade máxima de 100, sendo cinco leitos de estabilização com respiradores. Ao todo, 175 profissionais atuarão na estrutura, garantindo atendimento não apenas à população de Petrolina, mas para mais de dois milhões de pessoas das 53 cidades que integram a Rede Interestadual de Saúde Pernambuco-Bahia (Rede Peba).
Leia Mais
Tereza Costa Rêgo está internada na UTI em estado grave
Enquanto isso, em Serra Talhada, Paulo Câmara inaugurou a primeira etapa do Hospital Geral do Sertão Governador Eduardo Campos (HEC). Na unidade, colocou também em funcionamento outro hospital de campanha, voltado para o tratamento da Covid-19. O governador e o secretário de Saúde André Longo entregaram os primeiros 10 leitos de UTI da unidade. Com uma programação gradual de abertura, o novo equipamento contará com 58 vagas, sendo 30 de UTI, para compor a rede de enfrentamento ao novo coronavírus.
Essa estrutura funcionará integrada ao hospital de campanha, montado em sua área externa, que inicia as operações com 20 vagas de enfermaria, sendo duas de estabilização com suporte de ventilador. Ainda assim, o local chegará à capacidade máxima de 100 leitos, gradualmente. Ambos têm gestão do Hospital Tricentenário, que está contratando mais de 400 funcionários para atender cerca de 842 mil habitantes de 35 municípios das VI, X e XI Geres, que englobam a Macrorregional III.
Adicionar comentário