Acontece

Após sofrer um AVC, Tereza Costa Rêgo morre neste domingo (26)

Tereza Costa Rêgo - Foto: Jose Britto
Tereza também sofreu uma parada cardíaca e não resistiu

Faleceu, neste domingo (26), a artista plástica Tereza Costa Rêgo. Ela não suportou a sequência de um Acidente Vascular Cerebral e uma parada cardíaca. Pernambuco e o Brasil perde um grande nome querido por todos. A artista plástica foi internada na UTI do Hospital Santa Joana, no Recife, na madrugada de sábado (25).

Tereza Costa Rego – Foto: Leandro Lima/Divulgação

A sua história

Com formação inicial na Escola de Belas Artes, onde passou a se dedicar à pintura já aos 15 anos de idade, aos 21 expôs pela primeira vez no Museu do Estado e passou a ser reconhecida nacionalmente desde então, com premiações, inclusive, da Sociedade de Arte Moderna, ainda na década de 1960 quando assinava suas obras como “Terezinha”.

Tereza Costa Rêgo – Foto: Rafael Furtado

Com uma carreira reconhecida mundialmente como pintora, Tereza Costa Rêgo chegou a dirigir o Museu Regional, o Museu do Estado e o Museu do Mamulengo. Foi perseguida pela Ditadura Militar brasileira e, por isso, teve de se exilar no Chile e, mais adiante, na França. Sua obra é notória por retratar o imaginário popular pernambucano. Além disso, Tereza mantém um famoso ateliê em Olinda. Do seu primeiro casamento, Tereza deixa duas filhas: Maria Tereza e Laura Francisca.