Política

Apesar de impopular, Bolsonaro ganharia a reeleição

Apesar de impopular, Bolsonaro ganharia a reeleição
Jair Bolsonaro - Foto: Carolina Antunes/PR.
Pesquisa apontou que mesmo apresentando altos índices de rejeição, Bolsonaro venceria as eleições.

Estamos a dois anos das eleições presidenciais mas a corrida parece já ter iniciado. Especialmente para os institutos de pesquisa que apontam as chances dos principais candidatos, incluindo o atual presidente, que provavelmente pleiteará a reeleição.

Nesta semana, aliás, uma pesquisa realizada entre os dias 18 e 21 deste mês apontou que Jair Bolsonaro venceria as eleições caso o pleito fosse realizado agora. O levantamento, promovido pelo Instituto Paraná Pesquisas, consultou eleitores de todos os estados e do Distrito Federal.

O curioso é que na mesma pesquisa, no entanto, Bolsonaro também apareceu com altos índice de rejeição: 48,1% dos entrevistados desaprovam a gestão do presidente e outros 38% consideram que a administração dele é ruim ou péssima.

Apesar de impopular, Bolsonaro ganharia a reeleição
Segundo pesquisa, Bolsonaro apresenta alto índice de rejeição mas venceria a reeleição – Foto: Alan Santos/PR.

Conforme os dados do instituto, no primeiro turno, o atual presidente da República alcançaria  29% dos votos, seguido por Sérgio Moro, com 17,1%, e Fernando Haddad, com 13,4%. O estudo, inclusive, simulou seis cenários para um segundo turno.

Leia mais

Geraldo Alckmin é denunciado por receber R$ 10 mi indevidamente

Os resultados foram os seguintes: Primeiro cenário: Jair Bolsonaro – 46,6% e Fernando Haddad (PT) – 32%; Segundo cenário: Jair Bolsonaro – 44,7% e Sérgio Moro (sem partido) – 35%; Terceiro cenário: Jair Bolsonaro – 45,6% e Lula (PT) – 36,4%; Quarto cenário: Jair Bolsonaro – 48,1% e Ciro Gomes (PDT) – 31,1%; Quinto cenário: Jair Bolsonaro – 51,7% e João Doria (PSDB) – 23%; Sexto cenário: Jair Bolsonaro – 50,8% e Luciano Huck – 27,6%.

O Instituto Paraná Pesquisas entrevistou 2.030 eleitores em 188 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar