A cidade de Tóquio, no Japão, possui grande fama por seus avanços tecnológicos e peculiaridades culturais. Neste contexto, mais uma novidade foi lançada na cidade com o obejtivo dee gerar reflexões sobre diversidade e acessibilidade urbana. De início, é difícil imaginar como um banheiro público poderia ajudar na abordagem de tais temas, porém o projeto realizado por um dos arquitetos mais inovadores do Japão visa fazer exatamente isso.
LEIA MAIS
Jardim Botânico do Recife doará sementes raras para o Jardim do RJ
Shigeru Ban, vencedor do Prêmio Pritzker (nobel da arquitetura), projetou dois banheiros públicos em Tóquio com paredes de vidro transparentes que se tornam opacos quando são ocupados. A iniciativa, que leva o nome de “The Tokyo Toilet Project”, foi idealizada pela organização sem fins lucrativos “Fundação Nippon” e conta com a participação de 16 designers e arquitetos.
OBJETIVO DA IDEIA
De acordo com a instituição, a missão do projeto era aplicar um design inovador para tornar os banheiros públicos acessíveis a todos, independente do sexo, idade ou deficiência. A ideia seria a de que “as pessoas se sentissem confortáveis ao usar esses banheiros públicos e promover um espírito de hospitalidade para o próximo usuário do espaço”, declarou a Fundação.
Duas estruturas foram instaladas, uma no Parque Comunitário Haru-no-Ogawa e outra no mini parque Yoyogi Fukamachi. Ademais, as próximas casas de banho com este design vão chegar à zona de Shibuya, em Tóquio, na primavera de 2021. As duas unidades têm, cada uma, três cubículos, que são circundados por vidros coloridos transparentes nas cores ciano, verde limão, azul, amarelo, rosa ou roxo. O design transparente tem um motivo prático, que permitir que uma pessoa verifique facilmente as condições do interior doo local antes de entrar.
“Existem duas preocupações com os banheiros públicos em Tóquio, especialmente aqueles localizados em parques”, explica a organização. “A primeira é se está limpo por dentro e a segunda é a segurança e conforto do local”. Desta forma, o design conta com uma nova tecnologia de vidro inteligente que torna as paredes opacas quando a porta é trancada. “Além disso, durante a noite os espaços iluminam os parques como se fossem grandes lanternas” finaliza a Fundação Nippon.
Adicionar comentário