Acontece

Jardim Botânico do Recife doará sementes raras para o Jardim do RJ

Jardim Botânico do Recife - Foto: Andrea Rego Barros/PCR
A iniciativa busca colaborar com a conservação da flora brasileira em risco de extinção e o seu uso sustentável.

O Jardim Botânico do Recife (JBR) tornou-se um dos protagonistas em inciativa que busca promover a conservação da flora brasileira que se encontra em risco de extinção. O espaço passou a integrar o Programa Bandeira Verde, lançado pelo Rio de Janeiro. A ação consiste em uma rede de troca de sementes feita pelas capitais brasileiras, com apoio dos Jardins Botânicos de cada cidade. O JBR enviará sementes raras das espécies Cedro e Pau-Brasil para o Jardim do Rio de Janeiro.

O Jardim Botãnico do Recife doará sementes de Cedro e Pau-Brasil para o Jardim do Rio de Janeiro. – Foto: Andrea Rego Barros/PCR

LEIA MAIS

Bolsonaro “surfa” na popularidade para visitar o Nordeste

O programa solicita que cada equipamento ambiental anuncie mensalmente uma lista com as espécies que possuem para realizar as trocas. Após divulgação do catálogo, as cidades podem realizar a solicitação das espécies e enviar as que possuem.

O jardim recifense conta com mais de 30 espécies ameaçadas de extinção e a maior expectativa do Jardim Botânico carioca são as novas sementes doadas pelo JBR. Dentre as espécies raras presentes no Jardim Botânico do Recife, constam a  Pindaíba, Palmeira de Macarthur, Pitomba da Bahia e Maracujá silvestre. Alémd disso, o espaço possui área própria de produção de mudas, com aproximadamente 3.000m² e capacidade de alojar 5 mil mudas.

Nesta terça-feira (18), o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, José Neves Filho, participará de um encontro virtual com o secretário de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Bernardo Ergas. Também irão compor a reunião os presidentes do Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27). O bate-papo objetiva promover um debate colaborativo sobre ações e metas sustentáveis entre as cidades.