Acontece

Nova York transforma maior lixão do mundo em parque verde

Foto: Divulgação/Freshkills
Considerado um dos maiores trabalhos de reflorestamento da história, o parque Freshkills abrirá para visitas em 2021

Um aterro em Nova York, nos EUA, considerado o maior lixão do mundo e fechado em 2001, está sendo transformado em área verde. A primeira etapa deve ser inaugurada na próxima primavera do Hemisfério Norte. O espaço, que já abrigou 150 milhões de toneladas de lixo, será um parque estadual de 2.200 acres (9 Km²) quase três vezes maior que o Central Park, localizado na cidade.

Foto: Divulgação/Freshkills

LEIA MAIS

Uso de máscara pode ajudar a criar imunidade contra Covid-19

O projeto é considerado um dos maiores trabalhos de reflorestamento da história. A primeira etapa do Parque Freshkills, com os primeiros 21 acres de natureza recuperada, será aberta ao público entre março e junho de 2021. A paisagem foi projetada com camadas de solo e infraestrutura e a área se tornou um lugar para vida selvagem, recreação, ciência, educação e arte. O interior do parque está atualmente acessível apenas durante os programas agendados do parque, que fornecem acesso antecipado para oportunidades de aprendizagem e exploração.

O aterro foi fechado em 2001 e segue em fase de reflorestação para receber público em 2021 – Foto: Divulgação/Freshkills

A reversão seguiu a construção de calhas de concreto para a canalização da água da chuva para longe das colinas de lixo, além da restauração do parque com o campo de beisebol, quadras de handebol e playgrounds. O aterro ainda recebeu algumas cabras para ajudar na restauração ecológica. Espécies nativas de grama brotaram no local. As trilhas pelos bosques viraram habitat de pássaros do Atlântico e os montes verdes agora são separados por riachos e cursos de água natural.