O Programa Nacional de Genômica e Saúde de Precisão, batizado de Genomas Brasil foi lançado nesta quarta (14) pelo Governo Federal. A cerimônia contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro; do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello; além de diversas outras autoridades. O principal objetivo do programa é a criação de um banco de dados nacional com 100 mil genomas completos de brasileiros, nos próximos quatro anos.
LEIA MAIS
Emissão de CO2 tem maior queda da história em 2020
De acordo com Pazuello, o Genomas Brasil tem cinco objetivos: (1) estabelecer o genoma de referência da população brasileira, (2) instituir um banco nacional de dados genômicos e clínicos, (3) promover o aumento da capacidade científica e intelectual em medicina genômica, (4) fortalecer e dar competitividade à indústria nacional de insumos da medicina genômica e (5) capacitar a força de trabalho do SUS.
“Com o conhecimento do DNA de nossa população, poderemos entender a relação entre o código genético e as doenças. Poderemos, inclusive, desenvolver um tratamento específico para uma única pessoa ou para um grupo de indivíduos que possuam a mesma informação genética”, explicou Hélio Angotti Neto, secretário de ciência, tecnologia, inovação e insumos estratégicos em saúde da pasta.
O financiamento da medida será por meio do orçamento da pasta da Saúde, recursos de emendas parlamentares destinados a ações e serviços públicos de saúde e verbas de programas de renúncia fiscal vinculados ao Ministério da Saúde.
Adicionar comentário