TV e Cinema

Disney inclui aviso sobre conteúdo racista em seus clássicos

Disney inclui aviso sobre conteúdo racista em seus clássicos
Filmes como "Dumbo" e "Peter Pan" contem o aviso - Foto: Montagem/Reprodução
Plataforma de streaming conta com mensagens de advertência.

A Disney adicionou novos avisos sobre conteúdo racista a vários dos clássicos disponíveis em sua plataforma de streaming. Agora, os usuários verão mensagem em que a empresa reconhece que estereótipos exibidos nos filmes em questão “eram incorretos então e agora”.

Segundo o site F5, o texto também traz o alerta de que “Este programa inclui representações negativas e/ou tratamento incorreto de pessoas ou culturas”. A mensagem, aliás, não pode ser pulada na ferramenta.

Disney inclui aviso sobre conteúdo racista em seus clássicos
Disney reconheceu passagens racistas em seus filmes – Foto: Reprodução
Disney inclui aviso sobre conteúdo racista em seus clássicos
Empresa inseriu avisos em sua plataforma de streaming, Disney+ – Foto: Divulgação

“Mais do que eliminar o conteúdo, queremos reconhecer seu impacto prejudicial, aprender com o mesmo e gerar discussões para criarmos, juntos, um futuro mais inclusivo”, explica a gigante do entretenimento.

Entre os filmes que recebem a advertência estão as animações “Dumbo”, “Peter Pan” e “Aristogatas”. Na famosa história do pequeno elefante voador, por exemplo, as críticas são direcionadas ao personagem Jim, o líder do grupo de corvos no longa.

Leia mais

Van Damme faz campanha e salva cachorrinho da eutanásia

“Bacurau” leva seis troféus no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

Isso porque o nome Jim Crow (“crow” significa “corvo” em inglês) tornou-se conhecido nos Estados Unidos do século 19 por marcar o início da prática de blackface. À época, o ator Thomas D. Rice pintava-se com carvão e fazia sátiras racistas interpretando o personagem.

“Dumbo” é um dos filmes com passagens consideradas racistas – Foto: Reprodução
Peter Pan também está na lista dos clássicos que receberam avisos – Foto: Reprodução

Além disso, entre o fim do século 19 e início do século 20, o sul do país norte-americano também vivenciou leis segregacionistas raciais, conhecidas como Leis de Jim Crow. Esses são, assim, alguns dos motivos para movimentos sociais a antirracistas pedirem a retratação.

Essa não é a primeira ação da gigante do entretenimento para indicar as passagens preconceituosas. Em junho, a Disney + já tinha incluindo um alerta informando que os filmes possuíam “cultura desatualizada”.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar