Política

TRE inicia preparação das urnas eletrônicas em Pernambuco

TRE inicia preparação das urnas eletrônicas em Pernambuco
Operação iniciou nesta terça (3) - Foto: Arthur Mota/FolhaPE
Operação ocorre nos 18 Polos Eleitorais do estado.

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) começou nesta terça-feira (3) o processo de preparação das urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições municipais deste mês. Mais de 18 mil urnas serão instaladas em todo o estado e outras 1700 ficarão na reserva.

Segundo o órgão, esse procedimento técnico é um dos mais importantes do processo eleitoral. Isso porque é neste momento que são inseridas, urna a urna, todas as informações necessárias à realização do pleito.

TRE inicia preparação das urnas eletrônicas em Pernambuco
Operação acontece em todo o estado – Foto: Arthur Mota/FolhaPE
TRE inicia preparação das urnas eletrônicas em Pernambuco
Servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral participam da preparação – Foto: Arthur Mota/FolhaPE

A operação consiste, por exemplo, na instalação dos programas de votação e dos dados de partidos e coligações, além dos nomes e fotos de todos os candidatos aptos a disputar a eleição. Estão incluídos, aliás, aqueles que têm registros indeferidos e aguardam julgamento de recursos. A relação de eleitores da respectiva seção eleitoral também faz parte do procedimento.

Leia mais

Eleições 2020: candidatos descumprem decisão do TRE-PE no feriadão

A preparação, que recebe o nome técnico de “Cerimônia de Carga e Lacre das Urnas”, ocorre nos 18 Polos Eleitorais existentes no 184 municípios pernambucanos. No Polo 1, aliás, que compreende Recife, Olinda, Camaragibe e São Lourenço da Mata, a ação acontece na unidade do TRE-PE no Bongi com a presença do desembargador Frederico Neves, presidente do Tribunal.

TRE inicia preparação das urnas eletrônicas em Pernambuco
Estado conta com 18 Polos Eleitorais – Foto: Arthur Mota/FolhaPE
Programas e informações são instalados durante preparação – Foto: Arthur Mota/FolhaPE

O processo de instalação em todo o estado segue até o dia 10 deste mês, sempre em cerimônias públicas. Inclusive, todos os procedimentos que envolvem as mídias e as urnas eletrônicas são realizados com a participação do juiz eleitoral e convocação, por edital, dos representantes do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil, partidos políticos e as coligações. Além disso, também participam da cerimônia os servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral que atuam diretamente nessa etapa das eleições.

Leia mais

Saiba o patrimônio dos candidatos à Prefeitura do Recife

Depois de inseridas todas as informações nas urnas eletrônicas, as máquinas são lacradas e estão preparadas para serem utilizadas nas eleições. Vale destacar, ainda, que a urna lacrada só realiza operações em dia e horário predeterminados.

Preparação começou nesta terça (3) – Foto: Arthur Mota/FolhaPE
Ação segue até o dia 10 de novembro – Foto: Arthur Mota/FolhaPE
Depois de inseridas todas as informações, as urnas eletrônicas são lacradas – Foto: Arthur Mota/FolhaPE

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar