Acontece

Samba nacional perde Ubirany, vítima da Covid-19 aos 80 anos

Foto: Greg Salibian/Folhapress
O músico integrante do grupo Fundo de Quintal estava internado em um hospital do Rio de Janeiro

O cantor Ubirany Félix Do Nascimento, do grupo Fundo de Quintal, morreu de Covid-19 nesta sexta-feira (11) em um hospital do Rio de Janeiro. O músico foi um dos fundadores do conjunto musical na década de 1970, e revolucionou o gênero ao introduziu o repique de mão no samba, característica marcada nas apresentações do grupo. Internado havia mais de uma semana, o sambista chegou a ter uma breve melhora no quadro clínico, mas não resistiu.

Ubirany não resistiu a doença e faleceu aos 80 anos no Rio de Janeiro – Foto: Reprodução

LEIA MAIS

Evaristo Filho volta a atuar na imprensa do Palácio

Em nota divulgada nas redes sociais, o Fundo de Quintal lamentou o ocorrido.

“É com grande lamento que o grupo Fundo de Quintal, por meio de sua assessoria de imprensa, vem a público informar o falecimento, na manhã desta sexta-feira (11), de Ubirany Félix do Nascimento, o ‘nosso querido’ Ubirany, aos 80 anos de idade. O sambista estava internado no hospital por complicações decorrentes de sua contaminação por Covid-19. A assessoria informará, posteriormente, questões sobre velório e sepultamento do sambista. Pedimos respeito ao luto de amigos e familiares, que se manifestarão em momento oportuno e espontâneo”, afirma.

Em abril, o cantor Sereno, também integrante do grupo, foi diagnosticado com coronavírus. Entretanto, não chegou a ser internado, de acordo com informações divulgadas pelo grupo.

O grupo se formou em meados em 1978 nos pagodes do Cacique de Ramos, ambiente que deu ao mundo da música nomes como Zeca Pagodinho. O conjunto se firmou como um dos mais influentes na história do samba. Ubirany era afilhado musical de Beth Carvalho — assim como todo o Fundo de Quintal — outro nome referenciado no samba que faleceu em 2019. Ele era um dos integrantes da primeira formação do grupo, como Bira Presidente e Sereno.