Política

Luciana Santos critica clínicas privadas por compra de vacinas

Vice-governadora Luciana Santos - Foto: Diego Galba

A vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos (PCdoB), usou suas redes sociais para criticar uma possível negociação entre clínicas particulares e um laboratório indiano para a compra de cinco milhões de doses da vacina contra o Covid-19. “A imunização não pode ser só para quem pode pagar. Ela tem que ser gratuita e distribuída pelo SUS, priorizando quem mais precisa, não quem tem dinheiro”, escreveu.

LEIA MAIS

Lagoa dos Dinossauros será inaugurada em Salvador nesta terça

Além disso, nesta segunda-feira (4), o Ministério da Saúde do governo Jair Bolsonaro se pronunciou sobre a negociação e informou que a rede privada também deve seguir a ordem de vacinação de grupos prioritários prevista no plano nacional de imunização. Desta forma, mesmo que possa vender o produto, as clínicas deverão oferecer primeiro a idosos e profissionais específicos.

A aposta do governo é a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford com a farmacêutica AstraZeneca, que deve ser fabricada e distribuída no Brasil pela Fiocruz. Mas o governo Jair Bolsonaro assinou memorandos, que não obrigam a compra de doses, com a Pfizer/BioNTech, Janssen, Instituto Butantan (que produz a Coronavac, da chinesa Sinovac), Moderna e Instituto Gamaleya (que produz a Sputnik V). O ministério tem sido cobrado para fechar acordos com as fabricantes, mas afirma que esses negócios só serão concretizados depois que a Anvisa conceder registro aos imunizantes.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar