Política

Candidatos à presidência da Câmara viajam o país durante campanha

Baleia Rossi e Arthur Lira - Foto: Montagem/CNN/Agência Estado.
Quatro nomes foram lançados oficialmente até agora.

Os deputados Arthur Lira (PP-AL) e Baleia Rossi (MDB-SP) planejam viagens para fazer articulações para a eleição da presidência da Câmara Federal. Eles são os dois principais nomes na disputa, que também conta com duas outras candidaturas anunciadas oficialmente: Fábio Ramalho (MDB-MG) e Capitão Augusto (PL-SP).

Lira e Baleia saem na frente contando com apoios importantes. O primeiro é o candidato do presidente Jair Bolsonaro e comanda o chamado Centrão, que reúne os partidos da base aliada do governo.

Candidatos à presidência da Câmara viajam o país durante campanha
Arthur Lira tem o apoio de Jair Bolsonaro – Foto: Reprodução

A partir desta terça-feira (5), segundo o G1, Arthur Lira começará as viagens pelas capitais da região Norte. Vai primeiro a Macapá e depois a Belém. Já na quarta-feira (6), visita Boa Vista e Manaus e, na quinta (7), Rio Branco e Porto Velho.

Leia mais

João Campos realiza primeira reunião com o secretariado

Nas últimas semanas,  aliás, ele se reuniu tanto com o presidente Jair Bolsonaro como com a oposição ao governo federal. Mesmo sendo o candidato apoiado pelo Planalto, Lira afirma que atuará de forma independente. Diz, também, que, caso eleito, irá definir a pauta de votações consultando os partidos.

Até o momento, o bloco liderado pelo progressista conta com o PL, PP, PSD, Republicanos, Solidariedade, PROS, Patriota, PSC e Avante. Além disso, o PTB também sinalizou que irá se unir ao grupo.

Candidatos à presidência da Câmara viajam o país durante campanha
Baleia Rossi tem o apoio de Rodrigo Maia – Foto: Reprodução

Já o segundo nome com mais projeção e apoio, Baleia Rossi, é o candidato de Rodrigo Maia (DEM-RJ), atual presidente da Câmara, que articula pessoalmente a campanha de seu “substituto”. Apesar de não ter divulgado oficialmente a agenda de viagens, aliados dizem que ele pretende começar a rodar o país ainda nesta semana.

Leia mais

Paulo Câmara busca intensificar fiscalização nas praias de PE

Nos últimos dias, aliás, fez reuniões tanto com Rodrigo Maia como com partidos da oposição. Em seu discurso, Rossi levanta a bandeira da independência em relação ao Executivo. Defende uma agenda econômica liberal, que lhe rendeu apoio de partidos de centro-direita, e também se comprometeu a garantir o espaço de atuação da oposição no Parlamento, conseguindo, assim, apoio de legendas da esquerda.

Até o momento, o bloco liderado pelo mdbista conta com  PT, PSL, MDB, PSB, PSDB, DEM, PDT, Cidadania, PV, PCdoB e Rede. Como a votação é secreta, tanto Lira com Rossi apostam nos votos dissidentes para vencer a eleição.

O deputado Capitão Augusto – Foto: Câmara dos Deputados
O deputado Fábio Ramalho – Foto: Ananda Pimentel/Câmara dos Deputados

Correndo por fora, Capitão Augusto e Fábio Ramalho também depositam suas confianças no sigilo da votação. Augusto tenta consolidar o apoio de bancadas temáticas, como a religiosa e “bancada da bala”, sendo essa última a Frente Parlamentar da Segurança Pública, da qual é presidente.

Já Ramalho aposta na busca de votos no “varejo”, com conversas individuais durante a campanha. Segundo ele, já foram contatados 430 colegas nas últimas semanas. Também afirma que sua candidatura não é a favor nem contrária ao governo e que não acha adequado fazer viagem em campanha durante a pandemia.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar