Política

O primeiro dia de Kamala Harris como vice-presidente dos EUA

Kamala Harris - Foto- Reproducao BBC:AFP VIA GETTY IMAGES
Harris é a primeira mulher, negra e asiática-americana a assumir o cargo no país

Filha de pais imigrantes (mãe indiana-americana e pai jamaicano), Kamala Harris, de 56 anos, foi apenas a quarta mulher a integrar uma chapa presidencial de um grande partido nos EUA —e a única mulher negra a fazê-lo. Conhecida por suas perguntas incisivas nas comissões de que faz parte no Senado, o site BBC contou um pouco do que foi o primeiro dia de trabalho da mulher mais poderosa na política americana atualmente.

Após tomar posse como a mais nova vice-presidente dos EUA, Kamala foi até a Casa Branca, seu novo local de trabalho, e juntou-se ao presidente eleito, Joe Biden, para traçar estratégias de como enfrentar alguns desafios. Harris esteve presente em todas as  principais reuniões durante a transição de governo, ajudando a definir a agenda de Biden, portanto, teve um papel bastante relevante nas 15 ordens executivas que ele assinou após assumir a presidência.

Joe biden assina ordens executivas na Casa Branca- Foto: Reprodução: O Globo/Tom Brenner:Reuters

Logo depois, Kamala foi direto ao senado norte-americano e, as gargalhadas, leu sua carta de renúncia como senadora do estado da Califórnia. “Isso é muito doido”, comentou Harris, antes de empossar 3 novos senadores democratas recém-eleitos. Esse foi o primeiro ato oficial da nova vice, que ocupa também a presidência da Casa.

Com o juramento, foram empossados os dois senadores que venceram o segundo turno na Geórgia, Jon Ossoff e Raphael Warnock, além do democrata que ficará na cadeira da Califórnia no lugar de Harris, Alex Padilla. A cerimônia também ilustrou a importância do Senado para o início de sua gestão como vice-presidente no governo de Joe Biden.

Nova Residência

Pelos próximos 4 anos, pelo menos, Kamala e sua família vão morar no Observatório Naval, a residência oficial da vice-presidente dos EUA.

Residência da vice-presidência onde Kamala irá morar com o marido, Doug Emhoff – Foto: BBC/MARK WILSON

Kamala Harris e o marido, Doug Emhoff, ambos com 56 anos, irão morar em uma mansão de quase 1.000 m² de área construída que fica dentro do terreno de 300 m² do Observatório Naval dos Estados Unidos. A construção de três andares é branca, com telhado azul e venezianas verdes, possui 6 quartos, sala de jantar com lareira, hall para a recepção de convidados, também com lareira, duas salas de estar, uma sala com um jardim, dois salões, uma grande despensa, garagem e escritório. A cozinha e os quartos dos funcionários ficam no subsolo.

Na área externa, há uma piscina aquecida, uma edícula e um mirante coberto por vinhas. Joe Biden, quando foi vice-presidente do Obama, construiu o Jardim do Patrimônio Familiar dos Vice-Presidentes, em 2012, onde são registrados os nomes de todos os membros das famílias que passaram pela residência, inclusive de seus animais de estimação. Além disso, Biden deixou uma placa em uma árvore com os dizeres: “Joe ama Jill, Dia dos Namorados de 2010”.

Foto: Reprodução GQ/Getty Images

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar