Acontece

Vacina da Johnson & Johnson tem 66% de eficácia contra Covid-19

Foto: Reprodução/ Folha de Pernambuco/ Justin Tallis/ AFP
Testes já se encontram na terceira fase

De acordo com o anuncio feito pela Janssen e Johnson & Johnson, nesta sexta-feira (29), a vacina de dose única contra o coronavírus produzida pela empresa, apresentou 66% de eficácia na prevenção de casos moderados e graves. Além disso, também foi comunicado que a vacina tem 85% de eficácia para casos graves da doença.

Em um comunicado, a Johnson & Johnson, explica como funcionou a escolha dos 45 mil voluntários para participar do processo de testes.

“Entre todos os participantes de diferentes geografias e incluindo aqueles infectados com uma variante viral emergente, a vacina candidata contra Covid-19 da Janssen foi 66% eficaz em geral na prevenção dos desfechos combinados moderado e grave, 28 dias após a vacinação. O início da proteção foi observada já no 14º dia”, disse a empresa.

Segundo a empresa, apenas em testes feitos nos Estados Unidos, houve o resultado de 72% contra casos moderadas e graves. Porém, mesmo com resultados positivos, dois números são bem preocupantes. A partir da pesquisa, na América Latina, a taxa foi de 66%. Já na África do Sul, a porcentagem foi ainda menor, chegando a 57%.

O resultado, que foi divulgado a partir da terceira e última fase de testagem global nos Estados Unidos, tem como finalidade aumentar a busca de vacinas eficazes para prevenção do novo coronavírus. A empresa também afirma que enviará o pedido de aprovação para uso emergência à FDA (agência norte-americana responsável por regular os medicamentos), até a próxima semana.

A previsão é que seja disponibilizado o uso até o fim de fevereiro.