Acontece

Covid: Araraquara decreta lockdown após vinte casos de novas cepas

Foto: Reprodução/ Folha de Pernambuco/ Pixbay/ IStock
Prefeitura da cidade paulista acionou instituto da USP após verificar mudança no perfil de pacientes

Com 20 pacientes contaminados por duas variantes do novo coronavírus, a Prefeitura de Araraquara, no interior de São Paulo, decretou lockdown, que entrará em vigor a partir desta segunda-feira (15) e valerá por 15 dias.

No sábado (13), a Prefeitura de São Paulo informou que a variante de Manaus do coronavírus já circula na capital paulista. A nova cepa foi identificada em um paciente que não esteve no Amazonas.

O prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), evita o termo lockdown e prefere dizer que foram adotadas medidas mais restritivas. Na prática, porém, poderão funcionar apenas os serviços essenciais e haverá blitze nas ruas para inibir a circulação no município de 238 mil habitantes.

Silva explica que a administração municipal percebeu uma mudança no perfil dos pacientes contaminados, com mais casos de jovens e pessoas sem comorbidades. Diante dessa situação, procurou, na semana passada, o Instituto de Medicina Tropical (IMT), da Universidade de São Paulo.

“Acionamos o IMT, que fez as análises e confirmou os casos da cepa de Manaus e da cepa de Londres. A situação é bastante preocupante”, afirmou o prefeito.

Dos 20 pacientes, 17 estão com a variante da capital do Amazonas e três com a variante da capital inglesa. As equipes de saúde de Araraquara concluíram o inquérito epidemilógico de 12 dos contaminados pelas novas cepas e descobriram que apenas um deles havia viajado para o Amazonas. As demais transmissões teriam ocorrido localmente, numa prova de que o vírus circula na cidade.

Todos os exames foram encaminhados ao Instituto Adolfo Lutz para confirmação. Araraquara mantém, desde o começo da pandemia, o funcionamento de um hospital de campanha.

Com informações de O Globo.