Acontece

Governo assina contrato com Pfizer e Janssen para compra de doses

Foto: Reprodução/Getty Images
As vacinas da Pfizer e da Janssen já foram aprovadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para uso emergencial

O Ministério da Saúde assinou nesta sexta-feira (19) os contratos com as empresas Janssen e Pfizer para a compra de 138 milhões de vacinas contra a Covid-19. O acordo visa a compra de 100 milhões da Pfizer e o restante da Janssen. 

De acordo com a pasta, o cronograma de entregas da vacina Pfizer prevê o envio das primeiras 13,5 milhões doses entre abril e junho e as 86,5 milhões restantes entre julho e setembro. O cronograma proposto pela Janssen, prevê a disponibilidade de 16,9 milhões de doses entre julho e setembro, já os 21,1 milhões restantes entre outubro e dezembro deste ano. 

“Cabe ressaltar que o cronograma de entrega das vacinas é enviado ao Ministério da Saúde pelos laboratórios e está sujeito a alterações, de acordo com a disponibilidade de doses e a real entrega dos quantitativos realizada pelos fornecedores”, disse a pasta em nota. O investimento é de R$ 5,63 bilhões na compra com a Pfizer e outros R$ 2,14 bilhões, com a farmacêutica Janssen.

As vacinas da Pfizer e da Janssen já foram aprovadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para uso emergencial. Dos imunizantes que estão sendo aplicados no mundo, o da Janssen é o único que requer somente uma dose por pessoa.