Acontece

CoronaVac tem 50% de efetividade contra variante de Manaus

Foto: Divulgação
Estudou mostrou a eficácia da CoronaVac após 14 dias de aplicação da primeira dose. Dados sobre a segunda dose ainda estão sendo coletados.

A vacina da CoronaVac se mostrou 50% efetiva em prevenir adoecimento por Covid-19. O teste foi feito após 14 dias de aplicação da primeira dose. O estudo, do grupo Vebra Covid-19, é o primeiro realizado que avalia o impacto do imunizante em locais onde a variante P.1 é predominante, como é o caso de Manaus.

Em relação aos dados da efetividade da vacina após 14 dias da aplicação da segunda dose, será preciso esperar um pouco mais de tempo. O estudo ainda permanece colhendo informações.

O trabalho envolveu mais de 67 mil trabalhadores de saúde que moram ou trabalham em Manaus. O cientista Julio Croda, que lidera o estudo, comenta que os estudos são “encorajadores”. “Eles mostram que a Coronavac segue sendo efetiva para a nova variante do Brasil [batizada primeiramente como variante de Manaus] e poderá ser usada no mundo todo para as novas variantes”, afirma o infectologista da Fiocruz.