Política

Bolsonaro faz promessas em discurso na Cúpula do Clima

Foto: Reprodução/Agência Brasil
Presidente promete reduzir emissões e pede ‘justa remuneração’

O presidente Jair Bolsonaro prometeu nesta quinta-feira (22) adotar medidas que reduzam as emissões de gases e pediu “justa remuneração” por serviços ambientais prestados pelo Brasil. Ele deu a declaração ao fazer um discurso na Cúpula de Líderes sobre o Clima, organizada por Joe Biden, presidente dos Estados Unidos.

Bolsonaro participou da Cúpula acompanhado por alguns ministros. Entre eles esteve presente o ministro de Meio Ambiente, Ricardo Salles, que tem sido alvo de críticas de ambientalistas e artistas nas redes sociais. 

O presidente do Conselho Nacional da Amazônia, o vice-presidente da república Hamilton Mourão não esteve presente. Ao ser questionado sobre o assunto, ele destacou que acredita que o presidente não julgou necessária sua participação. 

 “Se o presidente julgasse necessária a minha contribuição ele teria pedido, acho que ele não julgou necessário.”, destacou Mourão. 

Confira o discurso de Bolsonaro: 

“À luz de nossas responsabilidades comuns, porém diferenciadas, continuamos a colaborar com os esforços mundiais contra a mudança do clima. Somos um dos poucos países em desenvolvimento a adotar e a refirmar a NDC transversal e abrangente, com metas absolutas de redução de emissões, inclusive para 2025, de 37%, e de 40% até 2030”, iniciou o presidente na cúpula.

“Coincidimos, senhor presidente, com seu chamado ao estabelecimento de compromissos ambiciosos. Nesse sentido, determinei que nossa neutralidade climática seja alcançada até 2050, antecipando em dez anos a sinalização anterior“, continuou.

“É preciso haver justa remuneração pelos serviços ambientais prestados por nossos biomas ao planeta como forma de reconhecer o caráter econômico das atividades de conservação.”, destacou Bolsonaro. 

 

 

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar