Política

TRE mantém, por unanimidade, cassação de prefeito e vice de Nabuco

O vice Eraldo Veloso com o prefeito Neto Barreto - Foto: Divulgação
A cidade deverá ter uma nova eleição direta para a ocupação dos cargos

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) votou, por unanimidade, em sessão plenária com desembargadores por videoconferência, nesta sexta (7), por manter a cassação e os direitos políticos, por oito anos, do prefeito Neto Barreto (PTB) e do vice Eraldo Veloso (MDB) de Joaquim Nabuco, na Mata Sul do Estado.

Os dois haviam sido condenados, em abril, em primeira instância pela 38ª Zona Eleitoral de Pernambuco por abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio (compra de votos). O vice-prefeito Eraldo Veloso aparece em um vídeo que circulou nas redes sociais jogando dinheiro para eleitores de uma sacada após a confirmação da vitória de sua chapa, em 15 de novembro de 2020. O caso ocorrido em Joaquim Nabuco ganhou repercussão nacional.

Com a decisão do TRE-PE, Neto e Everaldo deverão deixar os cargos de prefeito e vice assim que o acórdão da Corte Eleitoral com a decisão for publicado, o que deve ser feito nos próximos dias. Sendo assim, a cidade, localizada a cerca de 100 quilômetros do Recife, deverá ter uma nova eleição direta para a ocupação dos cargos do Poder Executivo, conforme solicitado pelo Ministério Público Eleitoral.

A data do possível novo pleito será definida pelo TSE. Enquanto isso, a Prefeitura de Joaquim Nabuco deverá ser assumida pelo presidente da Câmara de Vereadores, o vereador Charles Batista (SD). A Corte aguarda possíveis interposições de novos recursos por parte da defesa dos políticos em terceira instância, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os recursos devem ser feitos já fora dos cargos.

 

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar