Os palestinos convocaram novos protestos para esta sexta-feira (8) após uma noite de violência na Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém, que deixou mais de 200 feridos.
Na última sexta-feira (7) à noite, milhares de fiéis se reuniram na Esplanada das Mesquitas, chamada de Monte do Templo pelos Judeus, para a última grande oração antes do final do mês do Ramadã.
Confrontos eclodiram quando alguns palestinos começaram a atirar projéteis contra a polícia israelense, que respondeu com bombas de efeito moral e balas de borracha, segundo um fotógrafo da AFP no local.
De acordo com o Crescente Vermelho Palestino, pelo menos 205 palestinos ficaram feridos, a maioria deles na Esplanada das Mesquitas em Jerusalém Oriental, a parte palestina da cidade ocupada por Israel desde 1967 e depois anexada.
A polícia israelense reportou 17 feridos entre suas forças.
Essas manifestações são as mais violentas em Jerusalém desde os confrontos no final de abril (125 feridos), mas também desde os distúrbios relacionados à polêmica transferência da embaixada dos Estados Unidos para Jerusalém em 2018.
Confrontos também foram reportados no bairro vizinho de Sheikh Jarrah, onde as manifestações noturnas diárias contra o possível despejo de famílias palestinas em favor de colonos israelenses degeneraram nos últimos dias em confrontos com a polícia.
Adicionar comentário