Acontece

Palestinos convocam novos protestos em Jerusalém

Polícia israelense usa bombas de efeito moral contra palestinos em Jerusalém em 7 de maio de 2021 | Foto: Reprodução/ Ammar Awad/Reuters
Polícia israelense reportou 17 feridos entre suas forças

Os palestinos convocaram novos protestos para esta sexta-feira (8) após uma noite de violência na Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém, que deixou mais de 200 feridos.

Na última sexta-feira (7) à noite, milhares de fiéis se reuniram na Esplanada das Mesquitas, chamada de Monte do Templo pelos Judeus, para a última grande oração antes do final do mês do Ramadã.

Confrontos eclodiram quando alguns palestinos começaram a atirar projéteis contra a polícia israelense, que respondeu com bombas de efeito moral e balas de borracha, segundo um fotógrafo da AFP no local.

De acordo com o Crescente Vermelho Palestino, pelo menos 205 palestinos ficaram feridos, a maioria deles na Esplanada das Mesquitas em Jerusalém Oriental, a parte palestina da cidade ocupada por Israel desde 1967 e depois anexada.

A polícia israelense reportou 17 feridos entre suas forças.

Polícia israelense entram em confronto com manifestantes palestinos na mesquita de Al-Aqsa, em Jerusalém | Foto: Reprodução/ Ahmad Gharabli / AFP

Essas manifestações são as mais violentas em Jerusalém desde os confrontos no final de abril (125 feridos), mas também desde os distúrbios relacionados à polêmica transferência da embaixada dos Estados Unidos para Jerusalém em 2018.

Confrontos também foram reportados no bairro vizinho de Sheikh Jarrah, onde as manifestações noturnas diárias contra o possível despejo de famílias palestinas em favor de colonos israelenses degeneraram nos últimos dias em confrontos com a polícia.