Política

Lula admite pela primeira vez que vai disputar a eleição de 2022

O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva - Foto: Wanezza Soares
"Serei candidato contra Bolsonaro", disse Lula à revista francesa Paris Match.

O ex-presidente Lula (PT) confirmou, pela 1ª vez, sua candidatura presidencial nas eleições de 2022. Em entrevista concedida a uma revista francesa, o petista disse que “não hesitará” em disputar o pleito contra o atual presidente Jair Bolsonaro.

A declaração foi feita à Paris Match, publicação impressa que circula na capital francesa. A entrevista foi publicada nesta 4ª feira (19).

Após o Supremo Tribunal Federal anular os processos do petista na operação Lava Jato, o ex-presidente voltou ao cenário eleitoral.

“Se estiver na melhor posição para ganhar as eleições e estiver com boa saúde, sim, não hesitarei”, disse o ex-presidente, questionado se será candidato no ano que vem.

“Penso que fui um bom presidente. Criei laços fortes com a Europa, América do Sul, África, Estados Unidos, China, Rússia. Sob meu mandato, o Brasil tornou-se um importante ator no cenário mundial, notadamente criando pontes entre a América do Sul, África e os países árabes, com o objetivo de estabelecer e fortalecer uma relação entre países do hemisfério Sul e demonstrar que o predomínio geopolítico do Norte não era imutável.”

Na terça, Lula usou o Twitter falou de bandeiras que defende para o Brasil, mas ainda sem citar uma eventual candidatura. “Semana passada em Brasília falei com mais de 60 políticos, de vários partidos. Semana que vem vou conversar com os movimentos sociais, intelectuais e com o movimento sindical. Quero conversar muito. Quem faz política conversa. Dono da verdade, carrancudo, não serve para política”, escreveu o ex-presidente.

As pesquisas indicam que o principal opositor a Lula é o presidente Jair Bolsonaro. “O que eles não sabiam é que estou pronto para lutar até o último suspiro para provar que se uniram para me impedir de ir às eleições”, conclui Lula

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar