Acontece

Jogadores reclamam e Brasil pode não disputar a Copa América

Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Atletas esperavam o cancelamento da competição

O jornal espanhol “As” divulgou nesta sexta-feira (04) que os jogadores da seleção brasileira decidiram não participar dos jogos da Copa América, previstos para iniciarem no dia 13 de junho. A informação antecipa uma provável resposta da equipe, prometida pelo técnico Tite em coletiva nesta quinta (03), que seria divulgada após a partida contra o Equador, em Porto Alegre, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.

De acordo com o jornal, os jogadores receberam com espanto e indignação a informação de que a competição seria realizada no Brasil, já que esperavam o cancelamento do evento devido ao agravamento da pandemia na América do Sul.

Na noite de quarta-feira (02), o presidente da CBF, Rogério Caboclo, tentou contornar a situação em uma reunião com o elenco. Mas, de acordo com a reportagem da Folha de São Paulo, os atletas não gostaram da forma como o presidente os tratou, colocando-os como subordinados da instituição.

O descontentamento dos jogadores vai além da realização da competição durante a pandemia, reforçando a falta de diálogo sobre a mudança de sede e o fato de terem que disputar o torneio após uma temporada exaustiva, colada às eliminatórias da copa e a um ano do mundial. Entre os jogadores que não querem participar da competição, 21 atuam no futebol europeu.

Segundo Caboclo, a decisão da mudança de país foi tomada em caráter de urgência, por isso não houve tempo de comunicar a ninguém. O presidente ainda se mostrou irritado com o fato do técnico Tite e o coordenador da seleção, Juninho Paulista, não terem conseguido desmantelar a revolta do elenco.

A reportagem do “As” afirma que os jogadores estão tentando estruturar um movimento com outras seleções sul-americanas, a fim de se colocarem contra a realização do torneio.