Acontece

Ministro da Saúde negocia 100 milhões de doses de vacinas

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Imunizante tem eficácia de 94,1% na proteção de casos assintomáticos

O ministro da saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta segunda-feira (07) estar em negociação para a aquisição de 100 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 da empresa norte-americana Moderna. Os testes clínicos do imunizante mostram eficácia de 94,1% na proteção de casos assintomáticos da doença. O ministro não deu detalhes sobre as tratativas.

No Brasil, a vacina da Moderna ainda não foi apresentada para o aval da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), mas já foi aprovado por importantes agências reguladoras do mundo, como a europeia EMA e o FDA, dos Estados Unidos.

Um estudo feito pela empresa reuniu mais de 3,7 mil participantes com idades entre 12 e 17 anos nos EUA, dos quais quase 70% receberam a vacina e o restante recebeu placebo. A pesquisa resultou num anúncio realizado em maio, onde foi informado que o imunizante se mostrou “altamente eficaz” em adolescentes nessa faixa etária.

De acordo com a Moderna, nesta segunda, foram apresentados pedidos para autorização de uso da vacina em adolescentes no Canadá e na União Europeia.