Acontece

Vila Olímpica de Tóquio tem primeiro caso de Covid-19

Foto: Carol Barcellos
Circulação limitada de atletas no local foi determinada para evitar contaminações

Com início marcado para o próximo dia 23, quando acontece a cerimônia de abertura, os Jogos Olímpicos de Tóquio tiveram o primeiro caso de infecção por Covid-19 na Vila Olímpica. Sem revelar detalhes sobre nacionalidade e o grau da relação, a informação oficial é de que uma pessoa ligada aos jogos.

O paciente pode ser integrante de uma delegação de algum país ou de alguma federação internacional – sendo já confirmado que não se trata de um atleta -, e já está em quarentena, que deve durar 14 dias.

As Olimpíadas de Tóquio somam agora 44 casos de Covid-19 vinculados ao evento desde 1º de julho.

Há uma semana da abertura os jogos, a capital japonesa contabilizou mais de mil casos de infecção pelo terceiro dia seguido. Nesta sexta (16) foram 1.271 casos.

O Japão tem o registro de 835 mil casos e 15 mil mortes por Covid-19 desde o início da pandemia. O país tem cerca de 32% da população já com a primeira dose e 20% já completou a imunização.

A Vila Olímpica de Tóquio, que vai receber as delegações de 200 países, foi aberta na última terça (13) sem alarde, diferente da histórica cerimônia de boas-vindas que tradicionalmente recebe os atletas que vão participar das competições.

Com previsão de receber 11 mil atletas e 7 mil membros das delegações, a Vila Olímpica articula medidas para evitar a propagação do novo coronavírus nos jogos: a circulação na vila só será permitida em eventuais pré-reservas para entrevistas em uma zona internacional. Bem como a orientação para o uso de máscara entre os visitantes e o distanciamento de dois metros durante as refeições – caso seja possível, indicam comer sozinho.

Os próprios atletas foram limitados a circular entre a Vila e os locais de treinamento e devem chegar até cinco dias antes dos Jogos e deixar o local dois dias após o encerramento da competição.

A expectativa do Comitê Olímpico Internacional (COI) é que 85% dos moradores do local estejam vacinados contra a Covid-19. Serão feios testes diários nos atletas hospedados e em voluntários, oficiais das delegações e juízes de competições que tiverem contato com eles.