Acontece

Anvisa autoriza estudo clínico com terceira dose da AstraZeneca

Foto: LEONHARD FOEGER/REUTERS
A vacina será aplicada entre 11 e 13 meses após a segunda dose

Nesta segunda-feira (19) a Anvisa autorizou a realização de um estudo clínico para avaliar a segurança e eficácia de uma terceira dose da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19 em participantes do estudo inicial que já haviam recebido as duas doses do imunizante, com um intervalo de quatro semanas entre as aplicações.

A terceira dose da vacina da AstraZeneca (AZD1222 – ChAdox1 nCoV-19) – a mesma já utilizada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) – será aplicada entre 11 e 13 meses após a segunda dose.

Serão incluídos voluntários com idade entre 18 e 55 anos, que estejam altamente expostos à infecção com o novo coronavírus, bem como os profissionais de saúde. Segundo a Anvisa, não serão incluídas gestantes ou pessoas com comorbidades.

Patrocinado pela AstraZeneca, o estudo será realizado somente no Brasil nos estados da Bahia (1.500 voluntários), Rio de Janeiro (1.500 voluntários), Rio Grande do Sul (3.000 voluntários), Rio Grande do Norte (1.500 voluntários) e São Paulo (2.500 voluntários).

Após a quebra do cegamento da pesquisa, todos os participantes do grupo placebo serão convidados a serem imunizados.

Com informações da CNN Brasil.