Acontece

Nova York vai exigir comprovante de vacinação em lugares fechados

Foto: Kathy Willens/AP
Medida passa a valer no dia 16 de agosto em locais como restaurantes, academias e locais de entretenimento

A prefeitura de Nova York anunciou que vai exigir que clientes de restaurantes, academias e outros locais de entretenimento, como cinemas e teatros, apresentem um certificado de vacinação para acessar os ambientes.

De acordo com o prefeito Bill de Blasio, o documento será lançado no próximo dia 16 de agosto, e torna Nova York a primeira cidade dos Estados Unidos a criar um passe sanitário, que foi denominado “Key to NYC pass”. Durante o anúncio, Blasio ressaltou que para obter o certificado será necessário que o cidadão tenha tomado ao menos uma dose da vacina.

“Se você foi vacinado (…), você tem a chave, pode abrir a porta. Mas se você não for vacinado, infelizmente, não poderá participar de muitas atividades”, acrescentou.

Apesar do lançamento neste mês, o democrata esclareceu que as primeiras verificações para aplicá-lo deve acontecer a partir de 13 de setembro. Nova York tem hoje 71,8% dos adultos da cidade com ao menos uma dose da vacina contra a Covid-19, num total de 8 milhões de habitantes.

Blasio e o governador do estado de Nova York, Andrew Cuomo, reforçaram a campanha de incentivo à vacinação de trabalhadores e a recomendação do uso de máscaras nas últimas semanas. O objetivo é controlar o aumento de casos na região causados pela variante Delta.