Acontece

Talibã proíbe vacina contra a Covid-19 em parte do Afeganistão

Foto: Divulgação
Temor da população é que proibição se estenda por todo o país

O Afeganistão mergulha numa crise com a tomada da capital, Cabul, por extremistas do Talibã e, agora, a influência do grupo pode impedir o controle da pandemia no país. De acordo com informações da agência de notícias Shamshad News, em Paktia, uma das 34 províncias do leste do Afeganistão, a vacinação contra a Covid-19 foi proibida. A decisão culminou no fechamento da enfermaria do hospital regional da província há três dias, e não há distribuição dos imunizantes contra o novo coronavírus.

O temor da população é que a suspensão se estenda por todo o país, já que o grupo fundamentalista sempre se posicionou contra vacinas, como a da poliomielite, além de assassinar pessoas que realizavam trabalhos humanitários na região.

Apesar disso, o grupo ajudou os esforços nacionais e internacionais no controle da pandemia no país nas áreas às quais já mantinham domínio.

O Afeganistão tem, desde o início da pandemia, mais de 150 mil casos e 7 mil mortes por Covid-19, e vive um crescimento da curva de casos desde o fim de maio. Até agora, o país aplicou 1,8 milhão de doses do imunizante.

Com informações da VEJA.