Acontece

PF faz buscas contra Sérgio Reis e deputado Otoni de Paula

Sérgio Reis e deputado Otoni de Paula — Foto: Eduardo Galeno/Divulgação; Cleia Viana/Câmara dos Deputados
A ação investiga incitação a atos violentos e ameaçadores contra a democracia

O deputado federal Otoni de Paula (PSC-RJ) e o cantor Sérgio Reis são alvos, nesta sexta (20), de mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A ação investiga incitação a atos violentos e ameaçadores contra a democracia, segundo a corporação. Otoni disse que não deve nada a ninguém. Sérgio ainda não se manifestou.

As buscas acontecem dias após circularem na web um áudio e um vídeo em que Reis, dentre outras coisas, convocava uma greve nacional de caminhoneiros para protestar contra os 11 ministros do STF. Já Otoni foi denunciado em julho do ano passado pela Procuradoria-Geral da República ao STF, pelos crimes de difamação, injúria e coação no curso do processo, após divulgar nas redes um vídeo se referindo a Alexandre de Moraes como “lixo”, “canalha” e “esgoto do STF”.

Ao todo, 13 mandados foram autorizados pelo ministro Alexandre de Moraes e atendem a um pedido da subprocuradora Lindora Araújo, da Procuradoria-Geral da República (PGR). Houve buscas em propriedades do cantor e no gabinete de Otoni na Câmara.

“O objetivo das medidas é apurar o eventual cometimento do crime de incitar a população, através das redes sociais, a praticar atos violentos e ameaçadores contra a Democracia, o Estado de Direito e suas Instituições, bem como contra os membros dos Poderes”, afirmou a PF, em nota.

Com informações do G1.