Acontece

Após morte na Índia, vírus com potencial pandêmico gera alerta

Foto: Wikimedia Commons
Vírus é transmitido por morcegos frugívoros, porcos ou pelo contato entre humanos

Autoridades sanitárias do estado de Kerala, no sul da Índia, têm estado em alerta a fim de evitar a propagação de um vírus que já causou a morte de um menino de 12 anos no país. O vírus em questão é o Nipah, que causa sintomas como tosse, dor de garganta, dores no corpo, fadiga e encefalite.

A morte do garoto foi confirmada após ele dar entrada no hospital com febre alta que persistia há uma semana. Na unidade de saúde, o menino desenvolveu um grave inchaço cerebral, que também é um dos sintomas da infecção, podendo causar convulsões e, como neste caso, a morte.

Por conta de sua alta taxa de mortalidade, que pode chegar a 75%, além de seu alto grau de transmissibilidade, a doença já está no radar da Organização Mundial da Saúde (OMS), e causa preocupação. Os primeiros sintomas só surgem após 45 dias da infecção, o que potencializa a proliferação entre as pessoas.

Ao todo, 188 pessoas que tiveram contato com o menino morto com Nipah foram isoladas na região, sendo 20 delas consideradas de alto risco. Oito testes já apresentaram resultado negativo.

O vírus Nipah não é novo, e já causou alguns surtos na Ásia entre humanos, sendo um dos dez vírus mais perigosos conhecidos. Sua transmissão se dá por morcegos frugívoros, porcos e pelo contato entre humanos, tendo sido este o principal responsável pelo primeiro surto na Malásia.

Apesar de ter causado apenas alguns surtos, a OMS colocou o vírus na lista prioritária para o desenvolvimento de vacinas e tratamentos.