Acontece

Rio de Janeiro libera capacidade máxima em estádios de futebol

Foto: Gilvan de Souza/Divulgação
Uso de máscaras também deixará de ser obrigatório em locais abertos

O Rio de Janeiro se prepara para um novo momento nas flexibilizações das restrições impostas pela pandemia da Covid-19 na cidade. De acordo com um novo decreto publicado pela prefeitura no Diário Oficial, estádios de futebol poderão voltar a receber público em sua capacidade máxima.

Com a nova decisão, torcedores que tiverem concluído a vacinação com as duas doses, ou com a dose única poderão frequentar estádios e ginásios. O decreto ainda indica que aqueles que não tiverem completado o esquema vacinal poderão entrar nos locais com a apresentação de um teste negativo para a doença realizado nas últimas 48 horas.

Para quem já tiver completamente imunizado, a entrada será permitida após terem se completado 14 dias após a aplicação da vacina, seja ela a segunda dose ou a dose de reforço.

Máscaras

A prefeitura ainda determinou que o uso de máscaras em locais fechados seguirá obrigatório até que se atinja 75% da população com a imunização completa. A partir de então, serão necessárias apenas dentro do transporte público e em “áreas hospitalares sensíveis”.

Nesta terça-feira (26), a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou a flexibilização do uso de máscaras em locais abertos da cidade. A flexibilização deverá entrará em vigor nesta quinta-feira (28), já que há a expectativa da lei ser sancionada pelo Governo do Estado junto à regulamentação da Secretaria Estadual de Saúde (SES), com os parâmetros para a liberação da necessidade do uso de máscaras no estado.

“O nosso decreto obriga as pessoas a usarem máscaras em ambientes fechados. Os demais locais ficam por conta da legislação estadual, que ainda determina o uso em ambientes abertos. Estamos esperando o governador sancionar a nova lei”, explica o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

Com informações do jornal O Globo.