Acontece

Na COP-26, João Campos anuncia geração de energia solar em escolas

Foto: Reprodução
No primeiro momento, 20 creches e escolas terão energia a fonte de energia limpa que será ampliada para a toda a Rede Municipal de Ensino

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), anunciou um novo programa, que tem por intuito levar energia limpa e renovável para as escolas municipais do Recife. Campos falou do projeto durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP-26, que acontece em Glasgow, na Escócia.

A ideia do prefeito é aplicar o novo modelo de energia em 20 escolas municipais, que serão selecionadas para receber os geradores de energia solar. O intuito é estender o programa para toda a Rede Municipal de Ensino.

“A gente vai começar de maneira imediata com um projeto piloto em vinte escolas e fazer o projeto para poder integralizar e nos quatro anos chegar em todas as unidades com a geração própria de energia fotovoltaica”, disse o prefeito.

O projeto prevê ainda o engajamento da comunidade escolar na implantação dos equipamentos e na conscientização de trabalhadores da educação, alunos e familiares sobre a importância da geração de energia limpa e consumo consciente de energia.

“Vamos fazer isso conversando com os professores, os alunos e os mais de 90 mil alunos da nossa rede terão acesso não apenas a uma escola com energia renovável, mas conhecer o processo de instalação e a importância de cada uma fazer a sua parte pra gente fazer um mundo melhor”, afirmou João Campos.

Atualmente, o Recife já conta com uma usina de energia solar, instalada no Hospital da Mulher. O aparelho começou a funcionar em agosto, fruto de uma parceria da Prefeitura do Recife com a Neoenergia Pernambuco e o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade.

Cerca de 40 GWh são gerados por mês a partir da fonte renovável de energia, possibilitando uma economia de aproximadamente R$ 240 mil à unidade de saúde. Além disso, o sistema de geração fotovoltaico contribui com a preservação ambiental, reduzindo a emissão anual de sete mil toneladas de CO2, responsável pelo efeito estufa e, consequentemente, o aquecimento global. O impacto dos resíduos e gases que deixarão de ser emitidos na atmosfera equivale ao plantio de quase 50 mil árvores no mesmo período.