Destaques

Vila Aprendiz inaugura moderna sede e atua no Ensino Fundamental 2

Vila Aprendiz vai inaugurar nova e moderna sede em Setúbal
Para atender a pedidos, o Vila Aprendiz passa a atuar no ensino fundamental 2 com alunos do 6° ao 9° ano.

Conhecida pela proposta inovadora na forma de educar, a Vila Aprendiz já é uma escola referência no Recife. O ensino personalizado e diferenciado que foca no desenvolvimento do aluno como cidadão e valoriza a área psicológica dos estudantes fez com que os pais se encantassem com a Vila, que é hoje uma das escolas mais disputadas da cidade. Vila Aprendiz é sinônimo de educação, envolvimento e desenvolvimento.

Cuidar do aluno por inteiro, preparando-o para a vida é o lema da escola

A Vila Aprendiz iniciou suas atividades há 13 anos com a educação infantil. Em 2014, passou a contar também com o Ensino Fundamental 1 e, recentemente, em 2020, atendendo aos pedidos dos pais, que se sentiam “órfãos” após o término do ciclo, passou a atuar no Ensino Fundamental 2, trabalhando desde então com alunos do 6° ao 9° ano. Um alento para quem se via na necessidade de encontrar uma instituição de ensino que proporcionasse os três pilares que sustentam a escola: corpo, mente e coração.

Sede do Ensino Fundamental 2 da Vila Aprendiz, em Setúbal

E a grande novidade é que no ano letivo de 2022, será inaugurada uma nova e moderna sede em Setúbal, que contará com uma estrutura mais ampla para os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Área de lazer da unidade do Ensino Fundamental 1 – Novo Prédio

A arquitetura é toda trabalhada de modo que a criança se sinta acolhida, como se estivesse na casa de “vó”. Os responsáveis pelo projeto da escola são especialistas em casas e tem como proposta garantir o contato do aluno com a natureza. Todos os espaços foram criados pensando no desenvolvimento das crianças, desde os estímulos sensoriais quanto os desafios e obstáculos no caminhar delas. Contato com lago, peixes, tartarugas, galhos de árvores, são alguns dos inúmeros objetivos desse inusitado projeto educacional.

No Vila Aprendiz é estimulado o contato com a natureza

O espaço escolar favorece a interação com a natureza e possibilita atuação dos professores como mediadores no processo de aprendizagem. Um ambiente totalmente prazeroso que conta com 1.500m2 na unidade da Educação Infantil, 700m2 na atual unidade do Fundamental 1, que será reformada para receber o Fundamental 2. O novo prédio, com 1.800m2, será a sede do Fundamental 1. No total, são 4.000m2 de área para os alunos explorarem e construírem memórias afetivas em relação ao processo de aprendizagem

Sede do Ensino Fundamental 2 da Vila Aprendiz, em Setúbal

Corpo saudável, prazer em aprender, equilíbrio emocional, alimentação saudável, proibição do uso do celular, profissionais de psicologia atuando em sala de aula – inclusive com os adolescentes – inclusão social, além da cultura mão na massa, estão no DNA e formam a base de educação da Vila Aprendiz.

Atividade trabalhando respeito e inclusão

O enfoque da Vila é realmente diferenciado! Cuidar do aluno por inteiro, preparando-o para a vida e não apenas para a entrada em uma universidade. Lá, a criança e o adolescente aprendem desde cedo o significado de palavras como protagonismo, empoderamento, pertencimento, criatividade e inovação.

A prática de esportes a interação entre alunos também fazem parte do conceito da Vila Aprendiz

“Tudo isso, que até parece utópico, é pura realidade e é possível, porque para tornar este projeto real a escola investe continuamente na formação da sua equipe, desconstruindo paradoxos e construindo novas formas de aprender e despertar a aprendizagem no aluno.”, comenta a diretora Paula Carneiro Leão.

“Não é possível preparar os jovens para o futuro com uma proposta de educação do passado, o mundo mudou, e as demandas do mercado mudaram muito, é preciso ousadia e coragem para mudar a educação”, complementa.

Área de convivência na sede do Ensino Fundamental 2

Além da capacitação profissional, as salas de aulas comportam no máximo 22 alunos, o que facilita o conhecimento das histórias e necessidades pessoais, estabelecendo uma relação de confiança e parceria verdadeira entre professor e aluno.

Sala de aula no Fundamental

“As crianças precisam de confiança, relacionamento, motivação e desejo para serem aprendizes de verdade. E isso nenhum aplicativo, livro digital ou sala tecnológica vai resolver. O que resolve é um ambiente acolhedor, democrático, que pense na aprendizagem relacionada à vida prática, antenado com o mundo delas, trazendo sentido ao que será visto em sala de aula.” conclui a diretora. 

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar