Acontece

19ª edição do Troféu Raça Negra homenageia bailarino Ismael Ivo

Foto: Francisco Cepeda/AgNews
Ismael morreu devido a complicações da Covid-19, aos 66 anos

A Sala São Paulo foi palco da 19ª edição do Troféu Raça Negra, evento tem como objetivo destacar personalidades que contribuem para a luta contra o racismo e a inclusão racial. Glória Maria e Paulo Betti foram os mestres de cerimônia.

Este ano, o grande homenageado é o coreógrafo e bailarino Ismael Ivo, ex-diretor do Balé da Cidade de São Paulo (BCSP), que nos deixou devido a complicações da Covid-19, aos 66 anos.

Ismael Ivo (Foto: Acervo)

Ismael foi coreógrafo, diretor e curador, criando espetáculos que comoveram o público não apenas no Brasil, mas em palcos de Nova York, onde recebeu elogios do New York Times desde sua primeira apresentação solo, em 1984, e de toda a Europa. Em Viena, fundou o ImPulsTanz. Foi curador da Bienal de Veneza e dirigiu a companhia de dança do Teatro Nacional Alemão.

Criado e organizado pela Ong Afrobras e pela Universidade Zumbi dos Palmares, o Troféu já homenageou nomes como Cartola, Milton Nascimento, Mano Brown, Zezé Motta, Elza Soares, Martinho da Vila, Emílio Santiago, Martin Luther King Jr., Jair Rodrigues e Wilson Simonal. A direção geral do espetáculo é de Elifas Andreato e direção artística de Bento Andreato.