Acontece

Alemanha limita reuniões familiares no Ano-Novo para conter Covid

Foto: Reuters
Encontros privados devem ter máximo de dez pessoas, e discotecas serão fechadas

Visando frear uma nova alta de casos da Covid-19 antes das festas de fim de ano, o governo da Alemanha anunciou novas medidas de restrição. Entre elas, limitar a dez o número de pessoas em reuniões privadas.

“Não podemos fechar nossos olhos para a próxima onda. O coronavírus não vai tirar folga de Natal”, afirmou o chanceler Olaf Scholz, acrescentando que é uma questão de semanas para que a Ômicron se torne a cepa dominante no país.

Olaf Scholz (Foto: Reuters)

Além disso, ele chegou a um acordo com os 16 chefes de governo estaduais para fechar clubes e casas noturnas e só permitir grandes eventos, como partidas esportivas, sem público. Inclusive, Scholz se reunirá novamente com os governantes regionais no dia 7 de janeiro para avaliar a situação pandêmica.

Outra medida definida são as campanhas para incentivar a vacinação. Na Alemanha, 70,4% da população foram imunizadas com as duas doses, o que indica uma porcentagem baixa entre países desenvolvidos. E apenas 32,6% receberam a dose de reforço. Na última terça (21), o país registrou 23.428 novos casos e 462 mortes.

Segundo especialistas, a variante Ômicron pode causar interrupções nos serviços de emergência. Com isso, os hospitais podem enfrentar um grande problema. De um lado, uma onda de pacientes gravemente enfermos e, por outro, a falta de profissionais da Saúde devido às infecções repentinas.

Com informações da Folha de S. Paulo.