Acontece

Câmara recomenda à Prefeitura do Recife o adiamento do Carnaval

Carnaval do Recife - Foto: PCR/Diego Nigro
Relatório final sugere foco na vacinação contra a Covid-19 e recomendações de acolhimento à classe artística e demais setores

A Câmara Municipal do Recife divulgou, nesta quarta-feira (22), o relatório final das atividades da comissão criada para analisar o Carnaval-São João 2022, com recomendações que serão enviadas à Prefeitura do Recife (PCR) para avaliação e decisão sobre a realização das festividades. O Legislativo sugeriu à PCR o adiamento das festas de Carnaval e do feriado.

Em leitura unânime do cenário sanitário e econômico municipal, os vereadores sugeriram que o Carnaval seja transferido para uma data em que os registros de doenças respiratórias paralelas à Covid estejam em queda ou fora da área de risco. Um cenário ideal, de acordo com uma recomendação da Fiocruz para o Recife, é o de, pelo menos, 90% de munícipes vacinados.

“Não há como fazer o Carnaval da forma que conhecemos. Neste momento, no mês de fevereiro, nós compreendemos que não é o momento ideal. Estamos vendo um surto de gripe e outras cepas acontecendo, mas no período de fevereiro é o período que no Recife temos grandes crises sanitárias de doenças respiratórias. Nós precisamos de foco na vacinação, no município, acima dos 90% de vacinados”, disse o vereador Marco Aurélio (PRTB), presidente da Comissão.

Outros pontos levantados pela Comissão no relatório foram a ampliação de ações emergenciais para a cadeia produtiva da cultura, como a realização de uma nova edição do Auxílio Municipal Emergencial (AME), com pagamento da primeira parcela em até um mês após o anúncio do cancelamento da festividade, bem como a ampliação para os demais setores que integram a cadeia produtiva, entre outras ações de incentivo à classe artística e cultural.

“Não estamos aqui pára dar resposta pronta. Não há respostas prontas. Inclusive, é importante que a gente compreenda que para discutir o carnaval é necessário que haja o conflito de interesses nesse momento. É vital que a gente compreenda que salvaguardar a saúde das pessoas é prioritário, mas que a gente também compreenda que salvaguardar a saúde da festa mais tradicional e mais importante da nossa cidade também tem que ser um objetivo de todos no Recife”, destacou o vereador Ivan Moraes (PSOL).