Acontece

COVID: Festas de Réveillon fazem casos disparar em seis Estados

Foto: Reprodução
São Paulo, Rio, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Sul e Minas Gerais têm registrado aumento de infecções e internações por Covid

Como já era de se esperar, o Brasil notificou 27,5 mil novos casos de Covid após as festas de fim de ano. Com isso, elevou a média móvel de testes positivos na última semana para 12,3 mil. O novo índice representa um aumento de 318% em relação ao registrado há exatas duas semanas. Além disso, os especialistas e gestores se veem preocupados com as aglomerações nas festas de fim de ano e o surto de influenza que atravessa o País. Em vista deste cenário, eles alertam para uma sobrecarga dos sistemas públicos de saúde.

Os Estados com as maiores populações do País têm registrado aumento de infecções e internações por covid-19 e influenza. São os casos de São Paulo, Rio, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Em alguns locais, já há fila por vaga em UTI.

Foto: SILVIO AVILA/HCPA

Em Pernambuco, a preocupação se dá pelo aumento expressivo na busca por unidades de saúde em praticamente todos os municípios. Segundo dados oficiais divulgados na terça, 265 pessoas com doenças respiratórias graves aguardavam vagas de UTI e de enfermaria na rede pública. O tempo médio de espera para um leito pode variar de dois a 7 dias.

Em nota, a Secretaria de Saúde informou que “é importante afirmar que a lista é muito dinâmica pois a quantidade de leitos vagos se renova a todo momento, devido às altas médicas, óbitos e à abertura de novas vagas”. Ainda no fim de 2021, o secretário estadual, André Longo, afirmou que Pernambuco vive uma “epidemia de H3N2 dentro da pandemia de covid-19”.

André Longo, Secretário Estadual de Saúde de Pernambuco. (Foto: Miva Filho/SES)

Com informações do Estadão.